Estudantes param o trânsito combativamente em defesa do ensino público Foto: Rodrigo Baptista
Em 5 semanas de ocupação o bandejão da Uerj vêm recebendo apoio de diversos movimentos estudantis independentes das universidades do Brasil.
O bandejão foi ocupado no dia 26/09 e desde então tem cumprido o importante papel de colocar o espaço para funcionar, servindo almoço e janta para centenas de estudantes, técnicos, professores e funcionários terceirizados. Além disso o Restaurante Universitário tem sido espaço de debate político e referência para dar novos rumos a luta em defesa da educação pública, contra o sucateamento e privatização.
Em nota estudantes de Mestrado e Doutorado do CPDA da UFRRJ declararam em sua página “Mobiliza CPD” defesa a ocupação do bandejão da Uerj (Ocupação Bruno Alves) “Por isso, nós estudantes do programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) declaramos nossa total solidariedade à Ocupação Bruno Alves do bandejão da UERJ. O movimento da UERJ é um exemplo para todo o movimento estudantil do Rio de Janeiro e do Brasil, que através da ação direta estudantil combate as políticas de ajuste fiscal que atacam o povo e os estudantes. É necessário cercar os companheiros/as em luta de apoio tanto material quanto político”.
A oposição CCI ao DCE-UNB também se posicionou a favor da ocupação do bandejão como mostra sua moção de apoio “Saudamos a luta das/os camaradas do ocupa bandejão que, no meio da batalha contra o sucateamento do ensino superior público, combatem e avançam contra as ações do estado burguês e o oportunismo da parasitagem reformista (UNE) que constantemente blindam e protegem os inimigos do povo. A gestão do PT/PCdoB no DCE-UNE da UERJ ao se posicionar contra ocupação do Bandejão se coloca novamente contra os filhos do povo e desmerecem toda a luta contra a privatização do ensino e o desmonte da educação pública”.
Dia da Luta em Defesa da Educação Foto: Rodrigo Baptista
A comissão organizadora do Epeepe (Encontro Pernambucano dos Estudantes de Pedagogia) publicou uma nota também prestando apoio a ocupação do restaurante Universitário da Uerj, os mesmos dizem “A Ocupação Bruno Alves tem se destacado como a principal luta em defesa da Universidade Pública no país hoje, apontando a importância da organização, disciplina e combatividade para defender os interesses dos estudantes e de todo o povo, demarcando campo com os partidos eleitoreiros e traidores da luta”.
Por fim em nota a página “Ocupa Bandejão Uerj” administrada por estudantes declara que permanecerão seguindo mais firmes do que nunca na defesa do ensino superior público “Nossa ocupação apontou o caminho para o movimento estudantil combativo de como enfrentar o sucateamento e a privatização: ocupando todas as universidades, transformando-as em trincheiras de resistência estudantil para defender com unhas e dentes o direito do povo de estudar e aprender. Ousar lutar, ousar vencer! Viva a ocupação Bruno Alves!!!”
Foto: Rodrigo Baptista