Os povos do mundo protestam contra o assassinato de Haniyeh

Os povos do mundo protestam contra o assassinato de Haniyeh

Reproduzimos abaixo uma notícia publicada no portal Red Herald (“O Arauto Vermelho”) quanto às manifestações internacionalistas que ocorreram em 3 de agosto em solidariedade à brava Resistência Nacional Palestina e em consternação pelo assassinato covarde de Ismail Haniyeh, líder do Hamas morto em Teerã em 31 de julho por Israel.

As operações genocidas do Estado de Israel prosseguem na Palestina. Na Faixa de Gaza os números são de 39.550 palestinos assassinados e 91.280 feridos. Há ainda assassinatos na Cisjordânia, como os de ontem, quando cinco palestinos foram mortos em Tulkarem, onde a resistência palestina luta diariamente contra os ocupantes israelenses. Os números dão conta de 595 pessoas assassinadas, 5.400 feridas e cerca de 9.890 detidas. Enquanto isso, a mídia israelense afirmou que pelo menos 10.000 soldados israelenses foram eliminados ou feridos na Faixa de Gaza.

As agressões israelenses se expandiram para todo o Oriente Médio, como visto no bombardeio à Beirute, onde  Fouad Shukr, liderança do Hezbollah, foi assassinado. O assassinato que causou mais efeito e desencadeou enormes protestos e solidariedade internacional por parte dos povos do mundo foi o do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh. A agressão israelense, planejada pelo imperialismo ianque, teve como consequência uma nova onda de solidariedade com a Palestina, que provocou dezenas de mobilizações de massas que se somaram a muitas outras ações anteriores durante as últimas semanas. Numerosas organizações do Médio Oriente condenaram o assassinato e reafirmaram o seu espírito de luta contra Israel e contra o imperialismo ianque.

Palestina

Na própria Palestina numerosas organizações reuniram-se rapidamente e convocaram manifestações em todo o mundo. Também houve grandes manifestações em muitas cidades da Cisjordânia:

Tweet Azadar Houssain: “Eles querem uma guerra total” -palestinos na cidade de Ramallah protestam contra o assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh. Grupos de resistência palestinos convocaram “greve ampla” e protestos em massa eclodiram nas cidades da Cisjordânia.

Foi convocada ainda uma greve geral como parte dos protestos.

Oriente Médio

No Oriente Médio foram realizadas grandes manifestações que reuniram milhões de pessoas em honra a Ismail Haniyeh e em condenação ao seu assassinato, tais como as que ocorreram na Jordânia, na Turquia e no Líbano:

Tweet The Palestine Chronicle: Orações e manifestações estão ocorrendo hoje em homenagem ao líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, que foi assassinado por Israel em 31 de julho. 

Governos lacaios como o da Jordânia reprimiram as manifestações. Neste país, a mobilização reuniu-se diante da embaixada de Israel na capital, Amã:

Irã

Na capital do Irã, Teerã, milhões de pessoas tomaram as ruas contra o assassinato cometido por Israel:

Tweet Turkiye Today: Teerã está testemunhando protestos em massa em resposta ao assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh

Iêmen

Em Sanaa, no Iêmen, milhões de pessoas também tomaram as ruas e gritaram que “Israel inevitavelmente perecerá”:

Tweet Ommatpressnews: O monarquismo ilegal de ‘Israel perece inevitavelmente’: milhões de iemenitas juram vingança contra o assassinato de Ismail Haniyeh e Fuad Shukr. Milhões de iemenitas realizaram protestos pró-Palestina em todo o país. Leia mais:

Bem como ocorreu em outra importante cidade, Marib:

Tweet Barranpress: Na sexta-feira, 2 de agosto de 2024, ocorreu um protesto maciço na província de#Marib, no # Iémen, denunciando o assassinato de Ismail Haniyeh, líder do movimento de Resistência Islâmica (# Hamas) Detalhes:

Bahrein

No Bahrein centenas de pessoas juntaram-se à manifestação pró-Palestina que ocorre semanalmente, carregando retratos de Ismail Haniyeh:

Tweet LuaLuaTV:  manifestantes levantaram cartazes do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, que foi assassinado no início desta semana. Durante os protestos semanais pró-Palestina, que acontecem após as orações de sexta-feira, as massas do Bahrein continuaram a exigir o fim da guerra genocida de Israel contra Gaza.

Marrocos

No Marrocos, milhares se juntaram às mobilizações para denunciar o assassinato de Haniyeh e exigir o fim da agressão na Faixa de Gaza.

Tweet PALESTINE ONLINE: Gigantesco protesto no Marrocos para condenar o assassato israelense do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, e o genocídio israelense em Gaza.

PALESTINA ONLINE: Gigantesco protesto ontem em Tânger, Marrocos, para condenar o assassinato israelense do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, no Irã.

Somália

Em Mogadíscio, na Somália, houve também comícios e marchas para protestar contra o assassinato de Haniyeh, reunindo milhares de manifestantes:

Tweet Notícias Africanas: Centenas de somalis reuniram-se na capital, Mogadíscio, para protestar contra o assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh. As massas em luto gritavam palavras de ordem, condenando o estado colonial sionista.

Indonésia

Os manifestantes também tomaram as ruas em Jacarta, capital da Indonésia.

Tweet SBYGONE: Os manifestantes também tomaram as ruas em Jacarta, capital da Indonésia.

Turquia

Em Istambul, na Turquia, milhares de jovens pró-Palestina realizaram uma manifestação em frente ao Consulado Geral de Israel para protestar contra o assassinato de Haniyeh. Houve ainda muitas outras marchas:

Tweet Journalite: Uma marcha de protesto está sendo realizada da Praça Beyaz até à Praça Hagia Sophia pelo líder do Hamas, Ismail Haniyeh, que foi assassinado em Teerã

Na província de Batman, os manifestantes atacaram o Starbucks e o Burger King locais, devido ao seu papel como ramo que apoia o estado de Israel:

Warfare Analysis: ⚡️ Turcos furiosos atacam e destroem uma filial da Starbucks na província de Batman, na Turquia, em protesto contra o apoio da empresa a Israel.

Em Gaziantep também houve gigantescas marchas:

A for AlQuds: Marcha de protesto em Gaziantep, Turquia, denunciando o assassinato do líder Ismail Haniyeh.

Tunísia

Na Tunísia as pessoas também tomaram as ruas:

Freedom Truth Honor: # Tunísia Milhares de pessoas saíram às ruas na Tunísia para protestar contra o assassinato por Israel do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã.

Suíça

Em Zurique, na Suíça, o Comitê de Solidariedade com a Palestina fez uma manifestação contra os massacres cometidos por Israel e denunciou a participação suíça no genocídio com financiamento e armas. O Partizan compareceu à manifestação.

Fonte: Avrupa Haber

Alemanha

Em Dortmund, na Alemanha, foi feita uma manifestação com a palavra de ordem “Liberdade para a Palestina”, convocada pela Roter Bund (Liga Vermelha) da Renânia do Norte – Vestfália. Mais de 200 pessoas participaram e várias outras nas ruas aderiram espontaneamente à marcha. Várias organizações participaram das manifestações, como a Reunião Aberta pela Palestina de Bochum, Jovens Revolucionários, bem como outras organizações de solidariedade com a Palestina de Colônia e Munster. A polícia assediou a manifestação desde o início e os manifestantes responderam corajosamente, trocando a insígnia por outra que defendia a liberdade de expressão.

Fonte: Dem Volke Dienen
Fonte: Dem Volke Dienen
Fonte: Dem Volke Dienen
Fonte: Dem Volke Dienen
Fonte: Dem Volke Dienen

Noruega

Na Noruega várias atividades foram realizadas na semana passada:

Em Trondheim realizou-se uma marcha em solidariedade com Gaza.

Fonte: Kampkomiteen
Fonte: Kampkomiteen
Fonte: Kampkomiteen

Em Kristiansand, o Kampkomiteen participou em uma manifestação de solidariedade com a Palestina.

Fonte: Kampkomiteen
Fonte: Kampkomiteen
Fonte: Kampkomiteen

Finlândia

Em Helsinque, Finlândia, no dia 20 de julho, foi organizada uma manifestação de bicicleta com 100 participantes em solidariedade com o povo palestino. O centro da cidade foi atravessado. Em 23 de julho, foi organizada outra marcha e foi exposta a cumplicidade da União Europeia com o genocídio perpetrado em Gaza.

Source: Punalippu
Source: Punalippu

Irlanda

Na Irlanda, no dia 2 de agosto, a Ação Antiimperialista, juntamente com o Saoirse don Phalaist e a Ação pela Palestina, realizaram uma marcha com vigília em Dublin, por Ismail Haniyeh do Hamas e Fouad Shukr do Hezbollah:

Inglaterra

Em Londres, Inglaterra, realizou-se uma grande marcha em apoio à Palestina e contra o apoio do imperialismo ianque e do imperialismo britânico ao genocídio perpetrado pelo Estado de Israel:

Nasim Sid: Londres está assistindo a um gigantesco protesto em apoio à Palestina.

Os manifestantes pedem o fim do genocídio perpetrado por EUA-Reino Unido-Israel e exigem o fim do armamento de Israel. 

Coreia do Sul

Em Seul, Coreia do Sul, houve marchas de protesto contra o assassinato de Ismail Haniyeh:

The World truth Eyes: #Atualização 

Manifestantes pró-Palestina se reúnem em Seul, Coreia do Sul, em protesto contra o assassinato por Israel do chefe do politburo do Hamas, Ismail Haniyeh.

#Palestina #Hamas #ismailhaniye

França

Na França, muitas ações foram tomadas durante a semana passada para apoiar a luta palestina:

Nas últimas semanas, em Montpellier, foram colocados muitos cartazes e muitos grafites foram feitos:

Ligue de la J. R.: 📍Montpellier 

Bandeiras de Saint-Denis para apoiar a Palestina e Georges Abdallah foram penduradas:

Ligue de la J. R.: 📍Saint-Dennis 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: