Manifestações operárias sacudiram o Brasil em 1979. Foto: Banco de dados AND
Em homenagem aos 40 anos completos dos Grandes Levantes Operários do Brasil, em 1979, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção de Belo Horizonte (Marreta) e a Liga Operária lançaram um importante vídeo celebrativo que relata os principais acontecimentos daquele período e traça com precisão a situação política em meio da qual o pungente movimento de massas operárias se levantou em combate por seus direitos com paus, pedras e fogo.
Um impressionante relato classista sobre o histórico momento da luta do proletariado nacional por seus direitos.
Na descrição do vídeo, lançado em 03 de agosto no canal do youtube da Liga Operária, o movimento relata os objetivos da produção do valioso material audiovisual: “Mostrar uma visão classista de levantes operários esquecidos pelos oportunistas e ocultados pelos monopólios de imprensa, que só fazem referências ao ABC.”
E continuam, afirmando no texto descritivo a importância histórica do curto filme: “Procuramos mostrar as contradições internas do regime militar entre a direita do Alto Comando das Forças Armadas (ACFA) e a extrema-direita”.
Demarcam ainda que: “Infelizmente, aqui, não estamos tratando da traição que os oportunistas eleitoreiros cometeram contra os operários e o povo. Mas, com certeza, apontamos o caminho da luta classista e combativa, trilhado por lideranças da época que seguem firmes até hoje, sem se iludirem com o ‘canto da sereia’ e combatendo todo tipo de desvios”.
E concluem, apontando: “Esperamos que seja de grande valia aos que buscam compreender a nossa história de luta, história essa, marcada por heroísmo e sacrifícios e por isso não podemos abrir mão dela.
Acompanhe e inscreva-se no canal da Liga Operária no YouTube clicando aqui!