Atividades da imprensa popular e democrática em Rondônia

Atividades da imprensa popular e democrática em Rondônia

Print Friendly, PDF & Email

Na semana dos dias 19 a 22 de novembro, apoiadores do jornal A Nova Democracia de Rondônia organizaram uma série de eventos que exaltaram a importância da Imprensa Popular e Democrática e sua relação com a luta em defesa da educação pública.

A semana de eventos, organizada em celebração aos 15 anos de existência de AND, contou com a presença do professor Fausto Arruda, diretor do jornal A Nova Democracia, e ocorreu em meio às mobilizações nacionais em defesa da Educação Pública.

Na tarde do dia 19/11, realizou-se um encontro ampliado do Comitê do AND de Porto Velho com a presença de ativistas do movimento estudantil, professores da educação básica e também da UNIR. O debate central se referiu à importância da Imprensa Popular e Democrática e a luta por fortalecer o Comitê de Apoio local. Antigos ativistas que já atuaram na propaganda do AND estiveram presentes.

No dia 20/11, um ciclo de debates organizado em conjunto pelo Comitê de Apoio ao AND de Porto Velho, a Frente Rondoniense em Defesa da Educação Pública e o grupo de Pesquisa HISTEDBR-UNIR, discutiu a privatização do ensino superior, a luta em defesa da universidade pública, as lutas populares e o papel da Imprensa Popular e Democrática.

O ciclo de debates contou com a participação de mais de 120 pessoas e possibilitou aprofundar as discussões e os preparativos para as manifestações do dia 23/11, Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública.

Durante o evento foram denunciados os pacotaços do gerenciamento Temer que cortam recursos da educação e atacam direitos dos trabalhadores, dentre eles a PEC 366/2017, a MP 805/2017, que arrocha o salário do funcionalismo público, e a Lei 6847/2017 que impõe uma falsa regulamentação da profissão do pedagogo.

No dia 21/11, o professor Fausto Arruda participou de uma aula para estudantes de Ciências Sociais, proposta pelo professor Clarides Henrich de Barba, do curso de Ciências Sociais da UNIR, com a temática sobre os 100 anos da Grande Revolução Socialista de Outubro e as perspectivas da construção socialista no âmbito da educação.

No último dia de eventos (22/11), apoiadores de AND promoveram um debate sobre a privatização da educação e o papel da Imprensa Popular e Democrática no campus da UNIR localizado na cidade de Rolim de Moura.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: