Ativistas revolucionários do Brasil lançam vídeo de solidariedade à Revolução Filipina

Vídeo homenageou combatentes do Novo Exército do Povo (NEP) assassinados pelo regime de Ferdinand Marcos Jr. nas Filipinas.

Ativistas revolucionários do Brasil lançam vídeo de solidariedade à Revolução Filipina

Vídeo homenageou combatentes do Novo Exército do Povo (NEP) assassinados pelo regime de Ferdinand Marcos Jr. nas Filipinas.

Dezenas de jovens de diferentes “organizações revolucionárias estudantis e de juventude” realizaram uma ação de solidariedade à Revolução Filipina, dirigida pelo Partido Comunista das Filipinas (PCF), conforme registrado em um vídeo.

A gravação foi veiculada na internet e reproduzida no portal do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR).

Nela, os jovens afirmam que “desde o Brasil, nós das organizações revolucionárias estudantis e de juventude nos solidarizamos e inclinamos nossas cabeças em memória às heroínas e heróis do povo Filipino, que por décadas luta pela Revolução de Nova Democracia combatendo o reacionário estado filipino semicolonial e semifeudal serviçal do imperialismo”.

Eles acrescentam que “os exemplos de vida abnegada e luta dos mártires nos inspiram a seguir lutando pela Revolução de Nova Democracia ininterrupta ao Socialismo em nosso país, a serviço da Revolução Proletária Mundial, no rumo do luminoso Comunismo, nossa meta final”.

E concluem: “as camaradas Ka Mabel e Ka Reb, assassinadas em combate pelo velho estado Filipino, são imortais, pois seus exemplos de vida são inspirações para jovens revolucionários de todo o mundo. Seus rostos iluminam as trincheiras de luta de nosso povo e nos conclama a seguir adiante”.

Ka Mabel e Ka Reb são os pseudônimos de dois combatentes do Novo Exército do Povo (NEP) que foram assassinados em junho pelas tropas do regime fascista de Ferdinand Marcos Jr.

Ka Mabel era filha de pais progressistas que participavam da luta pela terra. Ema decidiu se dedicar à Revolução em 2016 e, sete anos depois, ingressou no NEP, em julho de 2023.

Ka Reb, por sua vez, ingressou na luta revolucionária durante a pandemia, revoltado pelas condições impostas pelo regime de Marcos Jr. às massas populares. Ele trabalhou como organizador de jovens até que se juntou ao NEP, no qual ficou até ser assassinado no dia 23 de junho.

Um cartaz foi veiculado junto do vídeo, com a consigna Vida longa aos mártires! Apoiar a justa e urgente guerra popular nas Filipinas! e assinado pela organização Friends of the Filipino People in Struggle (Amigos do povo filipino em luta).

Partido Comunista das Filipinas homenageia militantes assassinados por regime fascista – A Nova Democracia
O Partido Comunista das Filipinas (PCF) lançou uma declaração de homenagem aos quadros e combatentes do PCF e do Novo Exército do Povo (NEP) assassinados em
anovademocracia.com.br
Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: