Ato contra a precarização da educação na Uerj

Ato contra a precarização da educação na Uerj

Print Friendly, PDF & Email

Estudantes realizaram um ato no dia 29 de julho contra a implementação do Ensino à Distância (EAD) e contra o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Por volta da 15h30, os estudantes colaram cartazes e estenderam faixas no portão da unidade campus Maracanã, denunciando o ataque que está sendo promovido contra a educação pública.

Os estudantes da Uerj, se juntando a outros milhões de estudantes brasileiros, vêm lutando há anos contra a precarização da educação pública, ataque este aprofundado pelo governo Bolsonaro/generais, inclusive com a utilização da desculpa da pandemia do coronavírus para acelerar seus planos golpistas e privatistas.

Os estudantes defendem uma Universidade Pública, Gratuita, Científica, Democrática, com Autonomia, verdadeiramente Popular e a serviço da nação e das classes populares.

O governo federal, juntamente com os governos estaduais, está tentando de toda maneira implementar o modelo de Ensino à Distância muito antes da pandemia. No atual cenário esse desejo de sucatear a educação ganhou o nome de Ensino Remoto Emergencial (ERE). 

Professores e estudantes denunciam que o ensino remoto irá aprofundar ainda mais as desigualdades já existentes deixando alunos de baixa renda, deficientes, indígenas e quilombolas com a aprendizagem defasada, vistas as dificuldades que terão que enfrentar para acompanhar as aulas, isso se conseguirem. Além disso, eles também denunciam que o modelo excludente e improvisado pretendido pelo governo também visa acelerar a privatização da educação.

Foto: Comitê de Apoio ao AND Rio de Janeiro

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: