Faixa estendida pelos ativistas de Salvador crítica a farsa das eleições e afirma necessidade da Revolução Democrática. Foto: Comitê de Apoio de Salvador/BA
Integrantes de movimentos combativos como a Unidade Vermelha – Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR) e do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) realizaram um importante ato denunciando a farsa eleitoral na capital baiana, Salvador. Durante o ato, foi estendida uma faixa com a consigna: Eleição é farsa! O Brasil precisa de uma grande Revolução! e foram distribuídos 520 panfletos explicando a importância do boicote à farsa eleitoral, o caráter antidemocrático do atual sistema político e da consequente organização popular.
Panfletos sobre a necessidade do boicote às eleições foram entregues à população, que apoiou vigorosamente os ativistas. Foto: Comitê de Apoio de Salvador/BA
Houve um esvaziamento significativo de eleitores esse ano: 26,46% dos eleitores não compareceram, enquanto 3,36% votaram em branco e 9,61% anularam o voto; em contrapartida foi perceptível o aumento de pessoas trabalhando em boca de urna, evidenciando o desemprego crescente na cidade de Salvador.
As massas se mostraram extremamente receptivas e externaram seu profundo descontentamento com essa velha política. Enquanto alguns questionavam a realização de um pleito em plena pandemia, outros deixavam claro que o ato de votar realmente não mudava nada e seria importante que a mensagem de boicotar as eleições chegasse a mais pessoas.
Foto: Comitê de Apoio de Salvador/BA
Destaca-se um fato que ocorreu após a realização do ato, nas dependências do metrô, onde um integrante estava distribuindo alguns panfletos quando foi chamado por um segurança que perguntou qual era o conteúdo do material distribuído e pediu que fosse feita a leitura. Ao final da leitura o segurança pediu que deixasse um panfleto pois concordava com o que estava escrito, e afirmou que anularia o voto e que havia feito postagens incentivando seus conhecidos a fazerem o mesmo.
A receptividade das massas à mensagem do boicote à farsa eleitoral e a porcentagem crescente de abstenções, votos nulos e brancos nas ultimas eleições é uma demonstração cabal de rechaço às politicas eleitoreiras; as massas demonstram que desejam um outro caminho para realizar a verdadeira transformação do País.
Os trabalhadores demonstraram seu rechaço a velha política e receberam os panfletos com muito entusiasmo. Foto: Comitê de Apoio de Salvador/BA
Trabalhadora denuncia farsa eleitoral em entrevista realizada pelo Comitê de Apoio do Jornal A Nova Democracia de Feira de Santana/BA#FarsaEleitoral #BoicoteEleitoral #Eleição2020 #eleicao2020feira pic.twitter.com/k3zqQ8T9C1
— A Nova Democracia (@jornaland) November 17, 2020