No dia 22 de agosto, às 16h, ocorrerá um ato-político de defesa da luta pela terra e de denúncia de um ano do assassinato da ialorixá Mãe Bernadete. O ato-político será promovido pelo Comitê de Apoio ao Acampamento Mãe Bernadete – Salvador e tem como eixo principal denunciar e condenar os crimes do latifúndio, além de demonstrar a solidariedade popular à luta pela terra. A atividade ocorrerá no Auditório Milton Santos A do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA).
A mesa do evento reunirá camponeses que apoiam o Acampamento Mãe Bernadete, em Carinhanha e contará com intervenções de Kâhu Pataxó, da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (Finpat), além de Lucas Zenha que pertence ao grupo de pesquisa GeografAR da UFBA e do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM).
O Comitê de Apoio ao Jornal A Nova Democracia de Salvador (BA) estará presente fazendo a cobertura do evento e convida a todos para tomarem parte da atividade e fortalecer o movimento em apoio à luta dos povos do campo por terra e território.