BA: Grileiros roubam gado e atacam camponeses.

BA: Grileiros roubam gado e atacam camponeses.

Print Friendly, PDF & Email

Fazenda Estrondo, no município de Formosa do Rio Preto na Bahia

No dia 31 de janeiro, camponeses geraizeros (comunidades tradicionais do cerrado de Minas Gerais e Bahia) viram toda a sua produção de gado trancafiada em currais da Fazenda Estrondo, no município de Formosa do Rio Preto na Bahia, relata a Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais (AATR) em nota publicada no portal do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

Nesse mesmo relato afirma-se que os geraizeros, que vivem principalmente do extrativismo e criação de gado, reuniram-se e encaminharam-se para a propriedade onde seu gado estava aprisionado cobrar a devolução dos animais. Ao fazerem isso, como diz a nota, ” dois pistoleiros disfarçados de seguranças patrimoniais” abriram fogo contra a massa. O camponês Jossinei Lopes Leite diretor de uma associação da região foi baleado na perna.
 
Segundo um levantamento feito pelo INCRA em 1999, a Fazenda Estrondo é constituída por 444 mil hectares grilados por Ronald Guimarães Levinsohn através de documentação falsa de três empresas diferentes que reivindicam a posse da área, todas elas controladas por suas filhas. A nota publicada pelo MST afirma também que a Fazenda Estrondo já foi multada por desmatamento ilegal e por manter “trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: