BA: Povos Indígenas de Ilhéus protestam pela demarcação de suas terras

BA: Povos Indígenas de Ilhéus protestam pela demarcação de suas terras

Print Friendly, PDF & Email

Com informações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)

No dia 29 de maio o povo Tupinambá de Olivença realizou uma manifestação que fechou diversas ruas do centro de Ilhéus e a ponte que liga este à região do Pontal. Como já noticiado em prévias edições de AND, o povo Tupinambá de Olivença luta pela demarcação de seu território há anos, chegando a ter seu território ocupado pela Força Nacional de Segurança por mais de um ano, entre agosto de 2013 e setembro de 2014, por ordem dos gerenciamentos federal de Dilma Roussef e estadual de Jacques Wagner, ambos do PT.

O povo Tupinambá de Olivença segue em sua combativa luta contra as medidas reacionárias de Temer/PMDB contra o povo do campo, em particular o parecer 001/2017 da AGU (Advocacia-Geral da União) assinado por Temer em julho de 2017 que estabeleceu, arbitrariamente, o marco temporal legal para demarcações indígenas em 5 de outubro de 1988. Os indigenas manifestaram-se também em defesa de pescadores e marisqueiras tradicionais da Reserva Extrativista (RESEX) Canavieiras contra o ataque do latifúndio que, mascarado de ”defensor do meio ambiente” procura expulsa-los de suas terras e transformar a RESEX em Área de Proteção Ambiental.

Os Tupinambás também demonstraram na manifestação sua postura em defesa do povo ao apoiar a greve dos caminhoneiros e repudiar o discurso de ”Intervenção Militar” espalhado em todos os cantos por grupelhos fascistas.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: