BA: Professores da rede pública de ensino paralisam as atividades em protesto

BA: Professores da rede pública de ensino paralisam as atividades em protesto

Sem receber aumento há três anos, professores da rede municipal de Salvador organizaram uma manifestação na Praça da Piedade no dia 16 de maio. Por volta das 12h, os profissionais
da educação estavam no local exibindo cartazes e gritando palavras de ordem. A categoria reivindica reajuste de 12,4%, entre outros pontos.

A manifestação com paralisação teve como motivação a demora do Executivo Municipal em responder à pauta de reivindicações da categoria, a demora em realizar as eleições para gestores escolares, desrespeitando a comunidade, a legislação e a democracia, bem como a falta de políticas públicas voltadas para uma educação com qualidade.

De acordo com os professores, as aulas que seriam realizadas na quarta serão repostas posteriormente.

Terceirizados da Uefs param atividades

Os funcionários terceirizados da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), 100km da capital, protestaram contra salários atrasados desde abril em frente à reitoria da instituição, na
manhã do dia 15. Os manifestantes haviam suspendidos suas atividades desde o dia anterior e afirmam que só voltarão a trabalhar somente quando receberem seus pagamentos.

Além dos salários, eles contam que a empresa responsável pelos pagamentos não repassa o vale refeição há dois meses e que estão sem receber o vale transporte desde abril. Os funcionários também afirmam que desde que a empresa prestadora do serviço assumiu a função o pagamento só é feito com atraso.

“[Estou] com tudo devendo. Água, luz, bujão [gás]. Eu não vou mais tomar dinheiro emprestado. Não sei o que eu faço", disse a auxiliar de serviços gerais Maria de Fátima Silva em entrevista concedida ao monopólio de imprensa.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: