No dia 20 de março, cerca de 50 quilombolas, entre idosos, mulheres grávidas e crianças da comunidade Alto Terra Nova, retomaram o seu território sob tiros efetuados por paramilitares a serviço do latifúndio. Os tiros atingiram uma criança, que foi socorrida e hospitalizada. O quilombo está localizado no distrito de São José, km 12 da rodovia Ilhéus no município de Uruçuca, Bahia (BA).
Famílias quilombolas retomada território sob fogo e saem vitoriosos. Foto: Reprodução
A retomada e as tentativas de intimidação
Dezenas de quilombolas retomaram o território durante uma corajosa ação ocorrida durante a tarde de domingo. Sob fogo, as famílias adentraram as suas terras e, não se deixando intimidar, filmaram todo o ataque dos paramilitares ocorrido durante a ocupação. Mesmo diante do ataque e com uma criança atingida, os moradores da comunidade resistiram e concluíram a retomada.
Conforme consta no Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado pelos quilombolas no dia 20/03 na 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus, o ataque foi promovido em nome de dois latifundiários, Leonardo e Juliano.
Os quilombolas registraram também em vídeo outra invasão ocorrida no dia 23/03, quando paramilitares fortemente armados tentaram adentrar o área do quilombo, derrubando o portão de acesso com uma caminhonete Hilux de placa JVD4F74.
Outras denúncias
De acordo com denúncias dos moradores da comunidade, em uma tentativa de grilagem, um latifundiário levantou uma cerca na área do quilombo e nomeou o perímetro como fazenda Terra Nova. Em 2021, ele ameaçou com um trator que passaria por todo o quilombo destruiria as casas das famílias.
Os quilombolas afirmam ainda que são constantes as ameaças cometidas por paramilitares a mando do latifúndio.
O quilombo Alto Nova Terra
A região de Ilhéus é conhecida historicamente pela resistência de pessoas negras escravizadas. Por volta de 1789, no Engenho de Santana de Ilhéus, os escravos em luta pela liberdade paralisaram o trabalho, mataram o feitor com as ferramentas do engenho e refugiaram-se nas matas do entorno da região.
Na busca por um lugar seguro, adentraram nas matas entre os atuais municípios de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca onde havia a Cafua do Morro do Miriqui. Ali encontraram um território favorável com mata fechada, para se estabelecer. O local próximo a rios, era um alto de onde poderiam ver a aproximação de seus inimigos. Batizaram então essa área de Alto Terra Nova.
Assista o vídeo: