A partir do dia 02 de maio conformaram-se dois novos Comitês Sanitários de Defesa Popular (CSDP) na região metropolitana de Salvador (BA), um em Camaçari e outro no município Lauro de Freitas, sendo este último conformado no dia 06 de maio.
Os dois Comitês surgiram de forma conjunta e colaborativa, baseada na primeira ação do CSDP de Lauro de Freitas que organizou dezenas de pessoas oriundas de famílias em luta por moradia na região que atualmente vivem num ginásio de esportes do bairro Jóquei Clube, em Lauro de Freitas.
Originalmente, essas famílias viviam em uma ocupação no bairro Vida Nova, Lauro de Freitas, porém foram criminosamente despejadas pelo governo oportunista de Rui Costa/PT em pela pandemia da Covid 19 e, após um protesto em frente à sede da prefeitura de Lauro de Freitas foram covardemente amontoados num ginásio esportivo pelo gerenciamento municipal de Moema Gramacho (PT), na promessa de que receberiam aluguéis-sociais da prefeitura.
Não tendo distribuído máscaras e nem dado condições mínimas de prevenção contra o Novo Coronavírus para as famílias, o velho Estado as abandonou à deriva neste alojamento provisório.
Leia a matéria completa sobre a luta dessas famílias: BA: Famílias resistem à tentativa de frear luta por habitação
Panfleto distribuído às famílias da ocupação alojadas no ginásio. Fotos: Comitês Sanitários de Defesa Popular de Lauro de Freitas e Camaçari
Vitorioso ato de conformação do Comitê Sanitário de Defesa Popular de Lauro de Freitas. Foto: Comitês Sanitários de Defesa Popular de Lauro de Freitas e Camaçari
Ativistas do CSDP de Lauro de Freitas realizando leitura do panfleto no ginásio. Foto: Comitês Sanitários de Defesa Popular de Lauro de Freitas e Camaçari
Com base nestas iniciativas, o Comitê Lauro de Freitas se conformou no intuito de garantir formas mínimas de proteção às famílias (e das massas em geral) durante a pandemia e ao mesmo tempo incentivá-las a seguirem firmes na sua justa luta por moradia.
Dessa forma, contando com o apoio de professores, estudantes e do CSDP de Camaçari (BA), o Comitê Sanitário de Lauro de Freitas conseguiu arrecadar dezenas de máscaras, mais de 8 litros em materiais de limpeza, tubos de álcool em gel e sabonetes para higiene pessoal. Também foram doadas roupas e alguns livros para ocupação do tempo livre dos jovens.
Parte das referidas doações tiveram origem no CSDP Camaçari que, em uma mostra de solidariedade repartiu os materiais arrecadados, viabilizando o início dos trabalhos do Comitê Sanitário em Lauro de Freitas.
Durante todas as atividades foram distribuídos panfletos denunciando o cenário político-econômico durante a pandemia, alertando para a guerra que o velho Estado promove diariamente contra as massas e como esta só se aprofunda em meio à crise sanitária atual, com todo o descaso e negligência às necessidades das massas e aos perigos que esta fica exposta. O texto de denúncia encerrava-se com as palavras de ordem: Romper com o imobilismo!, Denunciar os crimes do velho Estado!, Combater o Coronavírus com organização popular! e Nem Bolsonaro, Nem Mourão! Fora congresso de Corruptos, Fora Forças Armadas reacionárias!
Dessa maneira, rompendo com imobilismo e ousando avançar quando as classes dominantes impõem recuo para o povo, o CSDP Lauro de Freitas reiterou sua solidariedade e apoio ativo à luta por moradia, conformando-se em meio a este cenário de agudização da luta de classes que cresce no país.
Reunião de conformação do Comitê Sanitário de Defesa Popular de Camaçari. Foto: Comitês Sanitários de Defesa Popular de Lauro de Freitas e Camaçari