Militantes maoistas e revolucionários empreenderam ações de embandeiramento (hasteamento de bandeiras comunistas) em Trier, Alemanha, próximo à fronteira com Luxemburgo, no dia 5 de maio. A ação é parte da campanha internacional de celebração aos 200 anos de Karl Marx, convocada por Partidos e Organizações maoistas. A cidade de Trier é onde nasceu de Karl Marx. Essas são apenas as primeiras informações da campanha internacional – novas informações devem chegar nos próximos dias.
Dentre os locais onde foram hasteadas as bandeiras, estão antigas residências de Karl Marx – hoje são museus. Os maoistas hastearam bandeiras em mastros e janelas, horas antes de um evento oficial que contaria com a presença de dirigentes do Partido Socialdemocrata Alemão e o monopólio da imprensa. Uma outra ação ocorreu apenas alguns metros de uma estátua em homenagem a Marx, doada pelo governo chinês à prefeitura de Trier e inaugurada horas depois.
Em publicação no site Dem Volke Dienen (Servir ao povo, em alemão), os revolucionários destacam as dificuldades de realizar a ação sob forte guarda policial e tensões. Dias antes, marchas fascistas tomaram a cidade para caluniar o grande chefe do proletariado internacional.
Um vídeo, produzido por eles, mostra alguns momentos da ação.