Trabalhadores têxteis de Gazipur, cidade localizada há 25km de Daca, capital de Bangladesh, enfrentaram as forças de repressão, respondendo com combatividade aos covardes ataques desferidos pelos policiais durante manifestações iniciadas dia 6 de maio em defesa dos direitos trabalhistas dos operários.
Os trabalhadores exigiam o pagamento integral dos salários ao invés dos 60% oferecido pelas “autoridades” do velho Estado, a reabertura da fábrica com medidas sanitárias de segurança adequadas e a quitação dos pagamentos atrasados.
Os operários têxteis bloquearam as movimentadas rodovias de Dhaka-Mymensingh e Dhaka-Tangail, resistindo por horas na interdição das vias enquanto levantavam suas reivindicações.
As tropas policiais do velho Estado de Bangladesh prontamente partiram para agressão contra os manifestantes lançando bombas gás lacrimogêneo, disparando balas de borracha e desferindo golpes de cassetetes.
Frente à injusta repressão, os trabalhadores revidaram as agressões policiais em combate corpo-a-corpo ferindo vários agentes das tropas reacionárias. No total, cerca de 12 manifestantes foram feridos no confronto. Os órgãos oficiais não revelaram quantos soldados precisaram de atendimento médico.
Trabalhadores têxteis de Gazipur protestam (Fonte: Secours Rouge)