Em 10 de fevereiro de 1898 nascia Eugen Bertolt Friedrich Brecht, escritor alemão comunista que em suas obras defendeu a necessidade uma arte que sirva as massas populares na sua luta pelo Poder.
Autor de peças de teatro, roteiros de filmes e de mais de 2 mil poemas, além da confecção de textos teóricos, Brecht é considerado um dos mais importantes intelectuais do século XX.
“Hoje, o escritor que deseje combater a mentira e a ignorância tem de lutar, pelo menos, contra cinco dificuldades. É-lhe necessária a coragem de dizer a verdade, numa altura em que por toda a parte se empenham em sufocá-la; a inteligência de a reconhecer, quando por toda a parte a ocultam; a arte de a tornar manejável como uma arma; o discernimento suficiente para escolher aqueles em cujas mãos ela se tornará eficaz; finalmente, precisa ter habilidade para difundi-la entre eles”, defende Brecht neste trecho do texto As cinco dificuldades para escrever a verdade, publicado em 1934, que é um antidoto contra a ideia difundida nas últimas décadas de que não existem verdades e de que apenas existiriam opiniões.
Ao longo dos 16 anos de AND, a obra de Brecht e a sua influência na produção artística nos séculos XX e XXI foi estampada em suas páginas. Leia abaixo algumas das matérias já publicadas.
120 anos do nascimento de Bertolt Brecht
O teatro que fala dos problemas da revolução
Teatro gritando nas ruas
Trocando e fazendo arte para o povo
Brecht mostra a alma boa de Setsuan
A necessidade da consciência política
Teatro para servir ao povo
… que vive com o povo
Teatro para o povo: Uma companhia e suas brigadas
… e o teatro é do povo, é do povo
Teatro na companhia do povo