Em 13 de dezembro, camponeses bloquearam a rodovia MG-401 por decisão das famílias da área Nova Cachoeirinha com apoio da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) do Norte de Minas e Sul da Bahia. O objetivo do ato foi repudiar a ação de despejo praticada pela PM no dia 21 de novembro, a mando do governador Pimentel/PT e apoio do prefeito de Verdelândia, sob ordem judicial do desembargador Antonio Bispo, contra os camponeses herdeiros dos posseiros de Cachoeirinha, que tiveram suas terras griladas em 1967.
A concentração dos camponeses começou às 5h da manhã, chovia forte e uma nuvem branca cobriu toda a serra de Cachoeirinha.
A rodovia MG-401 foi interditada por quase 3 horas com uma barricada de galhos e troncos de árvores e pneus em chamas, causando grande ânimo nas famílias camponesas, que reafirmaram decisão de voltarem para suas terras e prosseguir na luta contra o latifúndio.
Duas grandes faixas foram estendidas pelos manifestantes: Viva a Revolução Agrária! e Pimentel cadê o compromisso com os camponeses de Cachoeirinha?. Em demonstração de solidariedade a heroica resistência do povo palestino, que enfrenta uma nova investida do Estado de Israel, uma bandeira da Palestina foi tremulada altivamente durante todo o ato ao lado das bandeiras vermelhas do Movimento Feminino Popular (MFP) e da LCP.