Foi realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, um ato político-cultural em comemoração aos 100 anos da Grande Revolução Russa. O evento contou com a presença de 100 pessoas.
Na abertura foi entoado com muita vibração a plenos pulmões por homens e mulheres, democratas e revolucionários o hino do proletariado A Internacional, depois com muita emoção e respeito foi tocado o hino da ex-União Soviética.
As companheiras do Movimento Feminino Popular (MFP), fizeram uma apresentação entoando o hino Lutadoras da Revolução e saudaram a grande mulher fundadora do MFP a companheira Sandra Lima. Um estandarte com a sua imagem foi erguido. Ao longo da atividade foram lidos poemas de Maiakovski e Bertold Brecht.
Antes da fala do representante da Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo, foi aberta a palavra ao companheiro Paulo Amaral – advogado representante da Associação Brasileira dos Advogados do Povo (ABRAPO), que saudou a todos e reafirmou a sua condição na luta, que aos 76 anos considera-se mais revigorado a cada celebração como essa. Também fez uso da palavra, uma jovem estudante, representante do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) esta ressaltou o papel da juventude, que na Rússia teve grande importância na revolução e no combate ao nazifascismo. Afirmando também que a mulher foi considerada extremamente importante na tropa de choque da revolução, pelo grande marechal da guerra, Stalin, dirigente da URSS.
Logo em seguida o companheiro representante da Frente Revolucionária em Defesa dos Direitos do Povo (FRDDP) interveio baseando-se no manifesto da FRDDP intitulado “VIVA O LUMINOSO CAMINHO DE OUTUBRO!” e ao final o público enteou: “Viva os 100 anos da Grande Revolução de outubro!“, “Viva o internacionalismo Proletário!“, “Fora o poder, tudo é ilusão! Preparar o povo, para Revolução!” e a juventude “Ir ao combate sem temer, ousar lutar, ousar vencer!“…