‘Imposição de Ensino Médio aumentou evasão escolar que vai fechar a escola’: vice-diretor denuncia sucateamento em Belo Horizonte

Foi realizada uma entrevista com o vice-diretor da escola estadual dr lucas monteiro depois do anúncio do fechamento da escola devido a imposição do EMTI e assim gerando um alto número de evasão escolar.
Foto: Reprodução

‘Imposição de Ensino Médio aumentou evasão escolar que vai fechar a escola’: vice-diretor denuncia sucateamento em Belo Horizonte

Foi realizada uma entrevista com o vice-diretor da escola estadual dr lucas monteiro depois do anúncio do fechamento da escola devido a imposição do EMTI e assim gerando um alto número de evasão escolar.

O comitê de apoio ao AND de Belo Horizonte realizou uma entrevista com o vice-diretor Moacyr Anício da escola Estadual Dr. Lucas Monteiro Machado que detalhou a imposição do ensino médio em tempo integral que causou uma imensa evasão escolar e assim ocasionou na decisão da secretaria de educação que optou pelo fechamento da escola no final de 2025.

Entrevista com o vice-diretor Moacyr Anício Viana Filho:

AND: Quais são as principais causas da evasão escolar?

Moacyr: A evasão escolar na Escola Estadual Dr. Lucas Monteiro Machado pode ser explicada por uma série de fatores interligados às mudanças no sistema educacional e às condições locais da instituição. Aqui estão os principais motivos: 

1. Mudanças no Currículo e Estrutura Escolar: A retirada do ensino fundamental e a imposição do ensino médio em tempo integral trouxeram desafios para os alunos e suas famílias. Para muitos, especialmente aqueles que precisam trabalhar ou cuidar de familiares, o modelo integral se torna inviável, resultando em evasão. Um exemplo similar pode ser visto na Escola Estadual Tito Fulgêncio, em Belo Horizonte, onde a evasão aumentou após a transição para o ensino médio integral. 

2. Adaptação ao Novo Formato: A transição para o tempo integral exige uma mudança significativa na rotina dos alunos, que nem sempre estão preparados para passar tantas horas na escola. Essa adaptação, quando difícil, pode levar ao abandono escolar. 

3. Problemas Econômicos e Sociais: Famílias de baixa renda são as mais afetadas, já que seus filhos muitas vezes precisam trabalhar para complementar a renda doméstica. O tempo integral reduz o tempo disponível para essas atividades, forçando alguns alunos a abandonar a escola. 

4. Infraestrutura e Recursos: A falta de infraestrutura adequada para atividades extracurriculares e suporte pedagógico pode tornar o ambiente menos atraente e funcional. Na Escola Estadual Tito Fulgêncio, a falta de recursos impactou a qualidade e o engajamento dos alunos, contribuindo para o aumento da evasão. 

5. Qualidade do Ensino e Engajamento: A qualidade do ensino no modelo integral é essencial. Se as aulas e atividades não são suficientemente interessantes ou relevantes para os alunos, a evasão tende a aumentar. Em escolas como a Tito Fulgêncio, a carência de recursos e atividades impactou a motivação dos estudantes. 

6. Contexto Local e Cultural: Cada escola e comunidade têm características próprias, e mudanças no modelo educacional que não consideram essas especificidades podem resultar em desconexão. As necessidades locais, quando ignoradas, acabam afastando os alunos, que buscam opções mais adequadas às suas realidades. Esses fatores evidenciam como as transformações no modelo escolar, especialmente no ensino integral, precisam ser adaptadas às realidades socioeconômicas e culturais para evitar o aumento da evasão

AND: Quais são as consequências da evasão escolar para a escola e para a comunidade?

Moacyr: A evasão em uma escola como a Escola Estadual Dr. Lucas Monteiro Machado, que enfrenta um processo de fechamento com prazo fixado para 2026, gera diversas consequências tanto para a instituição quanto para a comunidade. Entre as principais estão: 

1. Redução de recursos e oportunidades educacionais: Com a diminuição do número de alunos, há uma queda no financiamento da escola, já que o repasse de verbas públicas é geralmente baseado no número de matrículas. Isso pode prejudicar a qualidade das instalações, atividades extracurriculares e apoio pedagógico, tornando o ambiente menos atrativo para os estudantes que permanecem.

2. Enfraquecimento da comunidade escolar: A evasão escolar enfraquece o sentido de coletividade entre os alunos, professores e a comunidade local. A escola pública, em muitos casos, é um espaço de socialização, educação e apoio para a comunidade. Com a perda de alunos, esse vínculo se deteriora, afetando a coesão social e a sensação de pertencimento. 

3. Impacto no desenvolvimento da juventude local: O fechamento gradual da escola diminui o acesso a uma educação de qualidade, especialmente para jovens que já enfrentam vulnerabilidades sociais. Sem acesso à escola, muitos podem acabar deixando de estudar definitivamente, o que reduz suas oportunidades futuras no mercado de trabalho e contribui para a perpetuação do ciclo de pobreza. 

4. Desvalorização do bairro: A presença de uma escola ativa tende a valorizar as regiões urbanas, especialmente em bairros de menor renda. O fechamento ou a evasão massiva pode impactar a percepção da comunidade sobre o bairro, resultando em uma possível desvalorização econômica e social. 

5. Dificuldades de readaptação dos estudantes: Com a evasão e o possível fechamento da escola, os alunos que decidirem continuar seus estudos em outras instituições precisarão se readaptar a novos ambientes. Isso pode gerar desafios acadêmicos, emocionais e sociais, afetando o desempenho escolar e a motivação desses estudantes.

6. Aumento da vulnerabilidade social: A evasão escolar pode resultar em aumento da criminalidade juvenil, já que muitos jovens que saem da escola sem alternativas produtivas acabam se envolvendo em atividades ilícitas ou em trabalhos precários, impactando negativamente a comunidade. Em resumo, a evasão escolar em uma escola pública em situação de fechamento como a Dr. Lucas Monteiro Machado impacta diretamente a qualidade da educação oferecida, as oportunidades dos jovens e a coesão social da comunidade, além de contribuir para o enfraquecimento da economia local e aumento da vulnerabilidade social.

AND: Quais são as alternativas para recuperar alunos evadidos?

Moacyr: Para recuperar alunos evadidos, especialmente em escolas públicas como a Escola Estadual Dr. Lucas Monteiro Machado, é necessário adotar um conjunto de estratégias que envolvem tanto a escola quanto a comunidade. Aqui estão algumas alternativas eficazes, levando em conta os programas sociais existentes, como o “Pé-de-Meia”, que oferecem apoio financeiro e emocional aos estudantes: 

1. Programas de incentivo financeiro: Projetos como o “Pé-de-Meia”, que visa proporcionar poupança e suporte financeiro aos alunos, podem ser ampliados para incluir mais alunos em situação de vulnerabilidade. Ao fornecer apoio financeiro, bolsas de estudo ou benefícios como transporte e alimentação, pode-se aliviar as pressões econômicas que contribuem para a evasão.

2. Flexibilização do currículo: Oferecer modelos de ensino que se adaptem à realidade dos alunos, como ensino noturno, cursos semipresenciais ou modelos híbridos, pode facilitar o retorno de jovens que trabalham ou têm responsabilidades familiares. A EJA (Educação de Jovens e Adultos) também pode ser uma ferramenta valiosa para atrair alunos que precisaram deixar a escola, oferecendo um caminho de reingresso mais adequado às suas necessidades. 

3. Fortalecimento de atividades extracurriculares: Criar programas de esportes, cultura e capacitação profissional pode tornar a escola mais atrativa e engajadora. A inclusão de atividades que desenvolvem habilidades práticas, como o esporte, a música, e a arte, ajuda a aumentar o engajamento e motivação dos alunos a permanecerem na escola. 

4. Apoio psicológico e social: Oferecer serviços de orientação psicológica e social, especialmente para alunos de famílias em situação de vulnerabilidade, pode ajudar a abordar problemas subjacentes que contribuem para a evasão. Parcerias com assistentes sociais e psicólogos são fundamentais para oferecer suporte emocional e identificar os fatores que afastaram os alunos do ambiente escolar. 

5. Engajamento das famílias: A participação das famílias no processo educacional é crucial. A escola pode realizar campanhas de conscientização e engajamento familiar para mostrar a importância da educação no desenvolvimento futuro dos jovens. Reuniões regulares e a inclusão dos pais nas decisões da escola podem ajudar a criar um ambiente mais acolhedor e solidário.

6. Reintegração com foco em habilidades práticas: Oferecer cursos voltados ao desenvolvimento de habilidades práticas e vocacionais pode motivar alunos a retornarem à escola, já que muitos buscam formas de se qualificarem para o mercado de trabalho. Cursos técnicos, como os oferecidos na escola (Logística e Segurança do Trabalho), são exemplos de como a educação pode ser uma ponte direta para oportunidades profissionais. Essas alternativas focam na criação de um ambiente escolar mais acessível, flexível e acolhedor, atendendo tanto às necessidades acadêmicas quanto emocionais dos alunos, facilitando assim o retorno de estudantes evadidos e fortalecendo o papel da escola na comunidade. 

AND: Qual é o papel da família e da comunidade na prevenção da evasão escolar?

Moacyr: O papel da família e da comunidade é crucial na prevenção da evasão escolar, pois ambos os grupos exercem grande influência sobre o desenvolvimento e a motivação dos estudantes. Aqui estão os principais pontos de como eles podem contribuir para manter os jovens na escola:

1. Apoio emocional e incentivo: A família pode fornecer um ambiente emocionalmente seguro e incentivar os filhos a valorizar a educação, oferecendo suporte nos desafios escolares. Pais engajados e que se comunicam com os filhos sobre a importância da escola contribuem para reduzir a evasão. 

2. Estabelecimento de rotinas e disciplina: A criação de rotinas saudáveis para estudo e descanso ajuda os jovens a manter um desempenho escolar adequado. A presença dos pais ou responsáveis monitorando o progresso escolar, indo a reuniões de pais e acompanhando tarefas escolares é essencial para prevenir o abandono. 

3. Diálogo constante com a escola: A participação ativa da família nas atividades escolares e na comunicação com professores e gestores é vital para identificar possíveis problemas que o aluno possa enfrentar, seja acadêmico ou pessoal. Essa relação próxima facilita a resolução de problemas antes que eles se tornem motivo de evasão. 

4. Modelo de comportamento: A família e a comunidade oferecem exemplos de comportamento e atitudes em relação à educação. Pais e líderes comunitários que valorizam a educação e demonstram interesse pelos estudos dos jovens influenciam positivamente suas expectativas e metas escolares. A prevenção da evasão escolar depende de um esforço conjunto entre escola, família e comunidade, onde cada um desempenha um papel complementar para manter os jovens motivados e engajados no processo educacional.

AND: Na sua opinião, porque a escola está fechando?

Moacyr: Na minha opinião, a escola está fechando devido à queda no número de alunos causada por várias mudanças no sistema educacional, como a retirada do ensino fundamental e a imposição do ensino médio em tempo integral. Essas mudanças não atenderam às necessidades da comunidade, resultando em alta evasão e falta de engajamento dos alunos e famílias, o que tornou inviável a continuidade da escola

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