Os parlamentares bolsonaristas estão muito perto de garantir a maioria para a aprovação do projeto de anistia dos galinhas verdes na Câmara dos Deputados, segundo o colunista do monopólio de imprensa O Globo, Lauro Jardim.
De acordo com o líder do PL no Rio de Janeiro, Sóstenes Cavalcanti, os bolsonaristas já têm “votos” para aprovar a PEC, “mas falta fechar com o Republicanos”.
O cálculo dos bolsonaristas indica 290 votos favoráveis para a PEC, sendo necessário 257 para aprovação, ainda segundo o colunista.
Quanto ao Republicanos, Jair Bolsonaro (PL) ligou para o presidente da agremiação na quarta-feira. Marcos Pereira diz que acha que a anistia só pode ser debatida depois do processo de investigação, mas ao mesmo tempo considera as penas altas demais, segundo uma outra colunista do mesmo jornal monopolista, a Bela Megale.
Independente dos achismos de Pereira, o Republicanos é um partido dominado por parlamentares alinhados com o bolsonarismo. De modo que ou a orientação será para votar a favor da PEC ou o partido deixará os parlamentares livres para votarem como quiserem – e a maioria comporá com Bolsonaro.
A PEC da Anistia tem sido uma ponta de lança de Bolsonaro porque ele vê na libertação dos galinhas verdes e na mobilização dessa base social fascista a principal forma de diminuir o impacto do processo contra si próprio.