Bulgária: Trabalhadores da construção de estradas em greve geral

Bulgária: Trabalhadores da construção de estradas em greve geral

No dia 11 de outubro mais 3 mil operários da construção de estradas em greve protestaram em frente ao Parlamento búlgaro, na capital Sofia. Na manifestação, a quarta organizada nacionalmente, os trabalhadores utilizaram 100 veículos pesados para bloquear ruas. Há quatro meses os trabalhadores não recebem seus salários do governo.

No dia anterior, dia do terceiro protesto em Sofia, milhares de operários já haviam protestado com 60 caminhões e 40 máquinas de construção. 

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional e Obras Públicas, “não havia dinheiro para pagar” as obras de estradas que foram construídas e entregues. A partir disso os trabalhadores ficaram sem salário por meses. A admissão do órgão estatal foi o principal motivador da greve, que tem contado com massivas mobilizações de operários. 

O Ministério detinha 382 milhões de Lev búlgara (moeda local) à sua disposição, mas realizou encomendas e manutenções de estradas de mais de um bilhão de Lev. 

No dia 10/09, os operários bloquearam o tráfego no local por quatro horas e anunciaram que, se não tivessem seus salários pagos, iriam novamente à Sofia. Os operários prometaram levar consigo todos os equipamentos e máquinas pesadas com os quais trabalharam. O que foi feito no mês seguinte, após o não cumprimento por parte do velho Estado búlgaro de realizar o pagamento.

Os grevistas exigem também a saída da ministra Violeta Komitova, responsável pelo Ministério e pela encomenda das obras.

Milhares de trabalhadores da construção de estradas na Bulgária protestam durante greve geral.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: