Caminhoneiros em Barra Mansa, RJ
Caminhoneiros cortaram parcialmente a rodovia Presidente Dutra (BR-116), no município de Barra Mansa, na região do Vale do Paraíba. A nova mobilização dos caminhoneiros exige a revogação da decisão de Luiz Fux, que impede a punição das transportadoras pagarem fretes rodoviários abaixo da tabela.
Os caminhoneiros ficaram por toda amanhã, causando dois quilômetros de congestionamento em ambos os sentidos, na altura do km 274, do km 233 e do km 92.
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na pessoa do ministro Luiz Fux, impede que a Agência Nacional de Transportes Terrestres aplique multas nas empresas que pagarem abaixo do preço mínimo estabelecido na tabela de fretes. A tabela de preço mínimo, juntamente com a punição com multa para aquelas empresas que não o respeitarem, foi a medida aprovada pelo desmoralizado governo Temer para tentar acalmar a luta dos caminhoneiros.
A medida consistiu em um golpe no lucro d latifúndio (“agronegócio”) e das indústrias, pois isso aumentou o preço dos fretes e, portanto, diminuiu a massa total de mais-valia extraída – como consequência, estes setores aumentaram o preço de suas mercadorias repassando o prejuízo para o consumidor, uma vez que buscam sempre o lucro máximo, o que, por sua vez, fez baixar o consumo e abalou a tão propaganda e capenga “recuperação econômica”.
Luiz Fux atende, com sua medida, aos interesses do latifúndio (agronegócio) e da grande burguesia relacionada com a produção. Mas, essa medida joga os caminhoneiros novamente à beira da miséria, açoitados pelo alto preço do diesel e pelo baixo preço do frete.