Reproduzimos nota e imagens enviadas pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo).
CAMPANHA PELA LIBERDADE DE AJITH PELO MUNDO
Atendendo o chamado internacional feito pelo Comitê de Apoio à Guerra Popular na Índia (Áustria), diversas entidades, organizações, ativistas e militantes democráticos e revolucionários realizaram atividades pela liberdade do camarada Ajith, preso político da Índia que recentemente ganhou direito a liberdade sob pagamento de fiança.
A campanha chama atenção para o costume do Estado de libertar presos políticos sob pagamento de fiança para, logo em seguida, prendê-los novamente.
A seguir um breve resumo de atividades realizadas durante a semana da campanha [realizada em março]:
Áustria
Ativistas anti-imperialistas e revolucionários da Áustria realizaram diversas atividades ao longo da semana do dia 18 de março, como foi divulgado pelo site New Epoch Media. Atividades como manifestações, colagem de cartazes, reuniões e assembleias foram realizadas em várias cidades.
Itália
Ativistas democráticos e revolucionários colaram cartazes nas cidades de Bergamo e Palermo.
Bélgica
Em Bruxelas, ativistas colaram cartazes pela cidade
Galiza
Na Galiza (Estado espanhol), ativistas também atenderam o chamado pela campanha e espalharam cartazes.
Brasil
No Brasil, em diversas regiões, ativistas democráticos e revolucionários, camponeses, estudantes, professores e trabalhadores realizaram atividades em resposta à campanha internacional pela liberdade de Ajith.
Norte de Minas
No Norte de Minas Gerais, camponeses fixam cartazes exigindo a libertação do preso político indiano Ajith e em apoio à Guerra Popular na Índia, dirigida pelo PCI (Maoista). A campanha foi divulgada nas assembleias populares realizadas na região e debatida nas reuniões de núcleos do Movimento Feminino Popular (MFP)
Durante os protestos contra a reforma da Previdência realizado em 22 de março, em Montes Claros, foram distribuídos 100 cópias do documento de convocação da campanha, assinado pelo Comitê da Áustria. Além disso, cartazes com a foto do Ajith foram divulgados na cidade.
Também foi divulgada pelo jornal A Nova Democracia uma pichação na região do Norte de Minas Gerais.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, no dia 22 de março, durante o ato contra a reforma da Previdência, manifestantes exigiram a liberdade para o camarada Ajith. Um bloco de manifestantes marchou exibindo os cartazes confeccionados pela campanha internacional durante seu percurso.