Canadá: Movimento Estudantil organiza solidariedade à LCP em Toronto

Canadá: Movimento Estudantil organiza solidariedade à LCP em Toronto


Militantes do MER e apoiadores da OSCF realizam manifestação em apoio ao Acampamento Tiago dos Santos e à LCP. Foto: Revolutionary Students Movement – Toronto. 

No bairro Little Brazil, em Toronto, foi realizada uma manifestação em solidariedade aos camponeses do Acampamento Tiago dos Santos e da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), no dia 17 de outubro. Organizada pelo Movimento Estudantil Revolucionário (MER) de Toronto, a manifestação contou com a presença de apoiadores da Organização de Solidariedade Canadá-Filipinas-Toronto (OSCF) e outros simpatizantes da luta camponesa no Brasil.

Discursos foram feitos por militantes de ambas organizações. O apoiador da OSCF trouxe à tona os paralelos entre o Brasil e as Filipinas, afirmando que, assim como no Brasil, o “problema da propriedade da terra é hoje a maior contradição nas Filipinas. Os camponeses, que constituem cerca de 75% da população total das Filipinas, vivem e trabalham em terras que muitas vezes são propriedade de uma classe minúscula de grandes famílias de proprietários ou corporações. Muitas dessas vastas plantações e fazendas foram formadas na época do colonialismo espanhol e português. Essa história é compartilhada entre as Filipinas e o Brasil. […] Como a LCP no Brasil, os camponeses nas Filipinas estão engajados em ações coletivas para recuperar a terra e cultivá-la para seu próprio sustento.”

Um discurso proferido por um militante da MER denunciou o cerco, as expulsões ilegais e o terror realizado por parte do velho Estado brasileiro contra o Acampamento Tiago dos Santos desde o dia 03/10, afirmando ser uma retaliação criminosa em nome do latifúndio contra a luta legítima dos camponeses pela terra. Além disso, o discurso trouxe em questão a ligação intrínseca entre o latifúndio e o imperialismo, ao afirmar que “a ordem imperialista é construída sobre o sangue e exploração. Ele suga a terra de qualquer coisa valiosa, deixando para trás apenas a destruição. Para isso, é preciso expulsar da terra quem vive nela: os camponeses. Os camponeses estão na linha de frente da luta contra o capitalismo e imperialismo, porque suas próprias vidas dependem disso.”

Durante o discurso, prosseguindo sobre a relação do imperialismo e a existência do latifúndio no Brasil, o militante chamou atenção sobre a relação do imperialismo canadense e o semi-colonialismo do Brasil, explicando a relação do imperialismo assassino canadense e suas mineradoras no Brasil, conhecidas por explorarem e violarem os direitos mais sagrados do povo, além de poluir os biomas.

Além disso, o militante da MER destacou a importância da LCP para o mundo, ao afirmar que a “LCP tem mostrado ao mundo do que as massas são capazes! Eles acendem um farol para os oprimidos do mundo, e em seu tempo de necessidade, é nossa vez de dar-lhes a ajuda que pudermos.”

Assim, panfletos foram entregues aos transeuntes, falando sobre a luta dos camponeses pobres no Brasil, o trabalho da LCP, e sobre o movimento pela revolução de Nova Democracia no Brasil, com textos e links para do portal do jornal A Nova Democracia  e o jornal popular e democrático estadunidense Tribuna do Povo (Tribune of the People em Inglês). Além de encorajar o povo a contatar o MER para ajudar com ações de solidariedade ao Brasil no Canadá.

Por fim, o militante cravou que a principal forma de solidariedade ao Brasil é  fazer a revolução socialista no Canadá. O ato foi encerrado ecoando palavras de ordem da LCP e do movimento revolucionário do mundo.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: