Canadá: Povos indígenas em rebelião! Estátuas de rainhas são destruídas e igrejas em território indígena são queimadas

Canadá: Povos indígenas em rebelião! Estátuas de rainhas são destruídas e igrejas em território indígena são queimadas

Povos indígenas no Canadá, junto das massas populares, derrubaram estátuas da Rainha Vitória, da Rainha Elizabeth II e do capitão James Cook, da Marinha Real Britânica. As ações foram feitas no Dia do Canadá (1° de julho) e contaram também com o incêndio contra igrejas católicas que estavam em territórios indígenas contra a sua crença, durante o final do mês de junho. A igreja católica participou pessoalmente do genocídio de indígenas canadenses.

Nessa quarta, mais 182 túmulos de indígenas foram encontrados em uma instituição escolar liderada pela igreja católica. Eles se somam às centenas de covas que nos últimos meses também foram achadas.

A rebelião se dá após esses descobrimentos de quase mil novos túmulos não identificados de crianças indígenas. Esses jovens viviam em escolas cristãs criadas por colonizadores como forma de dizimar os povos indígenas e tirar-lhes o acesso à terra, roubando-lhes a força de trabalho de sua juventude. 

Do século 19 até 1996, quando a última escola foi fechada, as crianças indígenas foram obrigadas a frequentar escolas cristãs financiadas pelo velho Estado como parte de um programa para “assimilá-las” forçosamente na sociedade canadense. Elas foram forçadas a se converter ao cristianismo e não puderam falar línguas nativas.

Os relatórios em relação aos maus-tratos sofridos nessas escolas documentou abusos físicos, estupro, desnutrição e outras atrocidades sofridas por muitas das 150.000 crianças indígenas internadas. 

Rainhas e capitão derrubados!

Estátuas das rainhas Vitória e Elizabeth II e do capitão James Cook, foram cobertas de tinta vermelha e derrubadas no Dia do Canadá, que marca a “fundação” do país pelos colonizadores britânicos.

O tombamento das estátuas das rainhas ocorreu na capital de Winnipeg. Já a de James Cook, na cidade de Victoria.

Povo comemora depois que a estátua da Rainha Vitória é derrubada na Legislatura de Manitoba. Foto: Travis Golby.

Igrejas em territórios indígenas são queimadas contra o abuso nas escolas católicas

Desde que as primeiras sepulturas foram descobertas, mais de meia dúzia de igrejas em todo o país, incluindo em terras indígenas, foram atacadas ou queimadas.

Na igreja de Saskatchewan, mostrando repúdio às centenas de túmulos descobertos, as paredes estavam marcadas com mãos em tinta vermelha e as palavras: “Éramos crianças”.

Dois desses incêndios também ocorreram durante a noite do Dia Nacional dos Povos Indígenas canadense.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: