O grupo Canto Geral publicou no dia 22 de outubro uma canção em homenagem ao companheiro Cleomar Rodrigues, dirigente da Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia e membro da Comissão
Nacional da mesma organização, assassinado em 22 de outubro de 2014. Reproduzimos abaixo o link que dá acesso a canção no canal da Gravadora Espectro, acompanhado de um texto que recebemos para divulgação da canção na página de AND e a letra da música.
“Por ocasião dos 10 anos do assassinato brutal e infame do companheiro Cleomar Rodrigues, a serem completados no dia 22 de outubro, decidimos publicar a gravação dessa faixa que estará em nosso próximo álbum a ser lançado até o final deste ano de 2024.
O companheiro Cleomar Rodrigues fo dirigente da Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia e membro da Comissão Nacional da mesma organização, que tendo dedicado sua vida a luta pela terra, entregou sua vida à Revolução ao ter sua vida ceifada pela pistolagem a mando do latifúndio. O objetivo do latifúndio com seu assassinato foi afogar em sangue a luta pela terra, mas o fizeram em vão! O sangue derramado do companheiro Cleomar segue regando a luta pela terra e mais vivo do que nunca nas tomadas de terra em todo o país, bem como na Área Revolucionária onde viveu e que hoje carrega o seu nome.
Dez anos após esse crime, é preciso dizer: essa justiça podre nada fez para punir os verdadeiros mandantes do assassinato do companheiro Cleomar, assim como em tantos outros casos por todo o país, evidenciando que é ao latifúndio que serve esse velho Estado e essa justiça que existe só para os ricos.
Nesse ano de 2024, em meio a perseguição praticada pelos bandos paramilitares de extrema direita e do acovardamdento do oportunismo, mais do que nunca é preciso defender a resistência de forma violenta por parte dos camponeses, como única forma de conquistar a terra e assegurar sua autodefesa.
Ademais, é preciso ressaltar que a vingança dos crimes praticados pelo latifúndio será conquistada definitivamente com o triunfo da Revolução, mas acreditamos, assim como tem dito a LCP, que todos aqueles que tem praticado toda a sorte de crimes contra os camponeses devem pagar caro desde já. É como diz a histórica canção de luta do campesinato: “o risco que corre o pau corre o machado.”
Viva a Revolução Agrária!
Morte ao latifúndio!
Companheiro Cleomar,
Presente na luta!
Canto Geral
Letra:
Cleomar Vive!
Nas margens do São Francisco
Nasce um Revolucionário
Destacado dirigente
Combativo e dedicado
Junto a seus companheiros
Dedicou sua vida ao povo
Se engajando nas tomadas
Donde brota o mundo novo
Sua fibra camponesa
Se fundiu com a operária
Valiosa aliança
Da Revolução Agrária
Destruindo o latifúndio
Denunciou o velho Estado
Honraremos o seu sangue
Para sempre, Cleomar
O seu exemplo feito o sol, raiou
Raiou e continua a vencer
Companheiro Cleomar
Segue vivo a lutar
Viva a LCP!
O seu exemplo feito o sol, raiou
Raiou e continua a vencer
Companheiro Cleomar
Segue vivo a lutar
Viva a LCP!
Neste mel que produzia
Nos Grupos de Ajuda Mútua
Refletia o sol da aurora
Que criava com a luta
Seu cruel assassinato
Com o Poder será vingado
Com A Nova Democracia
Que abrimos lado a lado
O seu exemplo feito o sol, raiou
Raiou e continua a vencer
Companheiro Cleomar
Segue vivo a lutar
Viva a LCP!
O seu exemplo feito o sol, raiou
Raiou e continua a vencer
Companheiro Cleomar
Segue vivo a lutar
Viva a LCP!