Camponeses em protesto fecham 3 importantes rodovias no Ceará. Foto: Reprodução
Um grande contingente de camponeses bloqueia trechos das rodovias CE-040, CE-080 e CE-187, localizadas respectivamente nos municípios de Fortim, Caucaia e Crateús, no Ceará, exigindo a regularização de suas terras e uma audiência com a governadora reacionária Izolda Cela (PDT). As pistas estão com o fluxo de veículos interrompido desde às 7h.
Durante o protesto foi exigido, além da regularização de suas terras, o calçamento e iluminação pública de suas comunidades, luta que os posseiros travam há mais de um ano com o velho Estado burocrático-latifundiário. No dia 16 de agosto, uma comissão de mulheres e crianças de Fortim, Caucaia, Crateús e outros municípios e comunidades do Ceará entregou uma carta à governadora exigindo uma audiência pública, mas não foram atendidas.
Os camponeses denunciam o governo reacionário de Izolda, o agronegócio e as grandes empresas mineradoras: “Grandes barragens, que expulsam comunidades inteiras, são construídas e cursos de rios são desviados para que não falte água a estes grandes empreendimentos.”.