CE: Camponeses em protesto exigem regularização de suas terras

CE: Camponeses em protesto exigem regularização de suas terras

Camponeses em protesto fecham 3 importantes rodovias no Ceará. Foto: Reprodução

Um grande contingente de camponeses bloqueia trechos das rodovias CE-040, CE-080 e CE-187, localizadas respectivamente nos municípios de Fortim, Caucaia e Crateús, no Ceará, exigindo a regularização de suas terras e uma audiência com a governadora reacionária Izolda Cela (PDT). As pistas estão com o fluxo de veículos interrompido desde às 7h. 

Durante o protesto foi exigido, além da regularização de suas terras, o calçamento e iluminação pública de suas comunidades, luta que os posseiros travam há mais de um ano com o velho Estado burocrático-latifundiário. No dia 16 de agosto, uma comissão de mulheres e crianças de Fortim, Caucaia, Crateús e outros municípios e comunidades do Ceará entregou uma carta à governadora exigindo uma audiência pública, mas não foram atendidas. 

Os camponeses denunciam o governo reacionário de Izolda, o agronegócio e as grandes empresas mineradoras: “Grandes barragens, que expulsam comunidades inteiras, são construídas e cursos de rios são desviados para que não falte água a estes grandes empreendimentos.”. 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: