Ato realizado dia 26 contra despejo da comunidade de Apiques. Foto: Amanda Sampaio
Há duas semanas, no dia 26 de novembro, camponeses realizaram uma manifestação contra o despejo da comunidade de Apiques, localizada no Assentamento Maceió, no município de Itapipoca, Ceará.
O ato contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas, entre essas representantes de comunidades vizinhas como os Tremembé da Barra do Mundaú e Caetanos, jovens, estudantes, assentados e movimentos populares. A comunidade de Apiques é uma das 12 comunidades que compõem o Assentamento Maceió que habita a região há cerca de 34 anos.
No dia 20 de novembro, a comunidade foi invadida pelo grileiro conhecido como Francisco Dartagnam, acompanhado de agentes do velho Estado e do batalhão da tropa de choque da Polícia Militar. Durante o despejo houve destruição de cercados, coqueiros, dentre outros plantios das famílias assentadas.
Segundo os camponeses, os policiais efetuaram disparos de bombas e gás lacrimogêneo que atingiu aos presentes, chegando até a Escola de Educação Básica de Apiques, onde as crianças tiveram que paralisar as aulas por conta dos efeitos causados pelo gás.
Polícia Militar invade comunidade de Apiques. Fotos: Banco de dados AND