Em meio a fome, pessoas procuram alimentos em caminhão de lixo em Fortaleza, no Ceará. Foto: Reprodução.
Moradores foram filmados procurando alimentos em caminhão de lixo, no bairro Cocó, em Fortaleza, capital do estado do Ceará. O vídeo foi gravado no dia 28 de setembro, porém foi divulgado em redes sociais no dia 17 de outubro.
O autor das imagens foi o motorista de aplicativo André Queiroz. Sobre o episódio ele disse: “muito triste. Existem cenas como essa sempre naquela região. Sempre vejo, mas não como essa daí. Por isso resolvi filmar. É bem impactante”, contou o motorista.
O bairro Cocó fica numa área nobre de Fortaleza, os alimentos que as pessoas buscavam foram descartados por um supermercado localizado no bairro.
Um funcionário desse supermercado contou em entrevista ao site G1, do monopólio de imprensa, que a busca por comidas descartadas acontece semanalmente.
“É isso aí que você vê no vídeo. Faz pena ver essas pessoas nessa situação humilhante. São idosos e até crianças, algumas vezes. As crianças chegam a entrar no caminhão. Os próprios lixeiros ficam sensibilizados. Alguns chegam até ajudar”, conta o homem.
O funcionário também conta que anteriormente eram catadores de materiais recicláveis que procuravam itens no lixo do supermercado e no caminhão do lixo, porém agora são famílias inteiras que procuram restos de comida para se alimentar.
“Eram catadores que procuravam material para ser reciclado. Hoje o que vemos aqui é gente atrás de se alimentar. Eles pegam tudo. Hortaliças, mortadela, pão vencido e também as frutas. Uma cena de cortar o coração”, relata.
117 milhões passam fome
Pelo menos 117 milhões de brasileiros encontram dificuldades para se alimentar como deveriam. É o que revelou uma pesquisa feita pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).
O Nordeste é a região que concentra 7,7 milhões de pessoas atingidas pela fome. Cenário semelhante se vê no Norte: concentrando apenas 7,5% dos habitantes do Brasil, 14,9% do total das pessoas com fome estão ali.
No Norte e Nordeste, a fome atinge 60% e 70% das famílias, respectivamente. A pior situação de fome (a insegurança alimentar grave) afeta 18 a cada 100 nortistas e 14 a cada 100 nordestinos.
No Ceará, onde foram registradas as imagens, cerca de 1 milhão de pessoas vivem na extrema pobreza, com renda mensal de até R$ 89, segundo o Ministério da Cidadania.