CE: Paralisação com protesto de cobradores e motoristas de ônibus

CE: Paralisação com protesto de cobradores e motoristas de ônibus

Print Friendly, PDF & Email

Motoristas e cobradores do transporte público de Fortaleza paralisaram por uma hora nesta terça-feira, dia 6 de novembro, no Terminal do bairro Papicu. O protesto teve início às 9 horas e teve como principal pauta a possível tecnologia dos transportes que dispensará a presença do cobrador.

Segundo o Sindicato dos Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), o movimento é contra o Projeto da Prefeitura e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) de extinguir os 4,5 mil cobradores do transporte coletivo, que começou a ser implementado há duas semanas em algumas linhas e é extremamente prejudicial aos usuário e aos rodoviários. O Sindicato defende, ainda, que o processo pode dificultar embarque dos passageiros, além da possibilidade de acidentes, uma vez que o cobrador auxilia o motorista na descida dos usuários.

Uma reunião com a categoria e representantes do prefeitura ocorreu na tarde desta quarta-feira (07/11) e os trabalhadores reivindicam uma reunião com o Secretário dos Transportes, para saber se a prefeitura vai retirar o Projeto Piloto de Extinção da Função de Cobrador. O Sindicato pretende obter resposta ainda esta semana e afirma que se a exigência não for cumprida intensificará as mobilizações na categoria.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: