Cerco a Bolsonaro atinge filho Renan, que tem celular apreendido

Renan Bolsonaro foi alvo de mandado de busca e apreensão. Foto: Evaristo SA/AFP

Cerco a Bolsonaro atinge filho Renan, que tem celular apreendido

Jair Renan, o filho “04” de Jair Bolsonaro, foi alvo de dois mandados de busca e apreensão na manhã do dia 24 de agosto. Os mandados fazem parte de uma operação contra um grupo, do qual Renan é suspeito de integrar, investigado por estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

As batidas ocorreram no apartamento onde Renan mora, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e em um prédio na região brasiliense Sudoeste, área nobre do distrito. Foram apreendidos o celular e um HD de Renan. 

O amigo e instrutor de tiro de Renan Bolsonaro, Maciel Carvalho, também foi alvo de mandados de prisão e busca e apreensão, e se encontra preso. Carvalho já foi alvo de duas operações anteriormente, acusado de sonegar impostos, criar empresas fantasmas, comercializar armas ilegalmente e forjar documentos para Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CAC). Eduardo Alves dos Santos, investigado por ser o “testa de ferro” do esquema comandado pelo grupo, também foi alvo da operação e se encontra foragido.

Segundo as suspeitas, o grupo agia por meio de laranjas e empresas fantasmas. No esquema, a identidade falsa Antônio Amâncio Alves Mandarrari era usada para abrir contas bancárias e representar pessoas jurídicas usadas como laranja. Os envolvidos forjavam ainda relações de faturamento e outros documentos das empresas investigadas. 

Se confirmado, o nome de Renan se somará a outros da família Bolsonaro e personalidades da extrema-direita envolvidas em casos escandalosos de corrupção. Atualmente, seu pai é investigado, junto a militares de altas patentes, pelo esquema de venda de jóias recebidas em viagens oficiais para enriquecimento pessoal. Já seu irmão, Flávio Bolsonaro, foi alvo de investigações de lavagem de dinheiro e esquemas com “laranjas” entre 2019 e 2021. 

É certo que tais esquemas espúrios da corja bolsonarista não são nem de perto os piores crimes cometidos pela trupe, se comparados com as atrocidades cometidas contra o povo e a Nação brasileira nos tempos de gestão do País. Todavia, são casos reveladores do caráter e essência desse bando e de sua ideologia. 

Enquanto buscam se alçar como os últimos representantes da moral e incorruptibilidade, compartilham, ao fundo, a mesma essência podre desse velho regime político e toda a casta que opera para sua manutenção.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: