Chile: Camponeses do Vale Mataquito exigem compensações após enchentes

Chile: Camponeses do Vale Mataquito exigem compensações após enchentes

Print Friendly, PDF & Email

No dia 13 de julho, dezenas de camponeses de três comunas diferentes do Chile ocuparam a praça de armas da Vila Prat, localidade da comuna Sagrada Família, em um protesto por compensações financeiras após as enchentes que destruíram casas, criação, carros e instrumentos de trabalho no final de junho. 

A manifestação contou com camponeses das localidades de Huaquén (comuna de Curepto) e La Huerta (comuna de Hualañé), além da própria Vila Prat. Os trabalhadores ocuparam a praça com tratores, cavalos e marcharam até a ponte La Huerta. Eles reivindicaram uma ajuda econômica urgente para repor todos os bens perdidos pelas enchentes. 

O protesto foi realizado como continuação de diversas mobilizações que vêm ocorrendo no país desde as enchentes, que afetaram gravemente regiões como O’Higgins, Ñuble, Bio-bio, Metropolitana e principalmente a região do Maule, além de setores rurais de comunas como Licantén, Curepto, Hualañé e Rauco. 

De acordo com informações do jornal democrático Prensa Chiripilko, diversas iniciativas partidas das próprias massas e de ativistas revolucionários têm ocorrido para resolver os problemas mais urgentes do povo. Organizadas a partir de associações de moradores, clubes esportivos, sindicatos de pescadores e artesãos e outras organizações, as massas realizam cotidianamente arrecadação e doações de suprimentos e atividades de limpeza de casas. Essas ações também são organizadas na cidade. Em Santiago, diversos estudantes democráticos organizaram campanhas de coleta e envio de insumos para as regiões afetadas.  

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: