Comunistas e ativistas revolucionários chilenos tomaram parte da Campanha Internacional em Defesa da Chefatura do Presidente Gonzalo e seu Todo-Poderoso Pensamento. No dia 24 de setembro realizaram um evento político em Villa Francia, Santigo, celebrando a vida do Chefe do proletariado internacional. Neste evento, os participantes pintaram um grande mural em homenagem ao Presidente Gonzalo. Em suas falas, os participantes do evento destacaram a vigência de seu pensamento e ação revolucionária, e deram especial destaque para o marco histórico da Guerra Popular no Peru, iniciada sob sua direção em 1980.
Cerca de 20 pessoas trabalharam na confecção do mural, que retrata duas cenas da Guerra Popular no Peru, assim como da luta revolucionária das massas no país e nas cidades. Palavras do retumbante discurso proferido pelo Presidente Gonzalo na Primeira Escola Militar do Partido foram gravadas no mural, do texto Somos os Iniciadores.
As palavras proferidas ao final do evento destacaram a importância do Presidente Gonzalo para a revolução mundial, que levantou as classes oprimidas em armas para a conquista do poder no Peru. Destacou-se a decisão inabalável do Presidente Gonzalo de lutar. Com ela, derrotou todos os planos da contrarrevolução de tentar apresentá-lo como arrependido do caminho da luta armada.
O inestimável legado do processo revolucionário dirigido pelo Presidente Gonzalo também foi enfatizado. Os revolucionários chilenos defenderam que ele deve ser assimilado e aplicado por aqueles que buscam impulsionar a revolução, começando por replicar o que ele mesmo fez: desfraldar, defender e aplicar a ideologia científica do proletariado internacional, fundir-se com os mais pobres do campo e da cidade em sua luta pelo Poder.
Mural em homenagem ao Presidente Gonzalo no Chile. Foto: El Pueblo