Chile: Famílias resistem contra despejo em acampamento

Chile: Famílias resistem contra despejo em acampamento

Print Friendly, PDF & Email

Cerca de 80 famílias despejadas do Acampamento Elena Princinger, localizado na região de San Bernardo, no Chile, resistem na beira da estrada El Mariscal desde o dia 6 de maio. O povo em luta por acesso à moradia, incluindo adultos, idosos e crianças permanecem em uma estrada estreita dividindo o espaço com carros que percorrem em alta velocidade.  

As famílias foram truculentamente despejadas no dia 25/04, segundo denúncias emitidas por alguns familiares em reportagem divulgada pelo jornal democrático chileno El Pueblo. Estes afirmam que, nessa ocasião, a polícia tentou derrubar uma área improvisada onde crianças estavam refugiando-se. Ante o ataque, a população do acampamento resistiu com paus, facas e pedras para impedir que seus pertences fossem queimados.

O velho Estado justificou a truculência em documento afirmando que a terra pertence à família Hiriart Pinochet, esposa do bandido fascista Augusto Pinochet, que comandou um regime terrorista de 1974 a 1990.

Concentração de terra e de moradia

O Chile é um país que possui altos índices de déficit habitacional, 507 mil, segundo dados da Câmara de Construções do Chile. San Bernardo é um dos dez municípios que mais necessitam de habitação social. No campo, a concentração de terras – que impulsiona o déficit habitacional nas cidades, uma vez que manda para lá um vasto campesinato sem terra – é também altíssima. O Chile tem cerca de 30 milhões de hectares agricultáveis, sendo que um pouco mais de 20 milhões estariam divididos entre 1.430 latifundiários (média de quase 14 mil hectares por latifundiário) e os outros dez milhões divididos entre 277 mil pequenos e médios camponeses (média de 36 hectares por camponês).

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: