Chile: Mapuches armados retomam terras do Estado, totalizando 33 mil hectares

Chile: Mapuches armados retomam terras do Estado, totalizando 33 mil hectares

Resistência Territorial Mapuche toma 33 mil hectares de terra. Foto: Reprodução

O grupo armado Resistência Territorial Mapuche (RTM) retomou, no dia 06 de outubro, três instalações do “parque de reserva nacional” Altos de Pemehue, administrado pela Corporação Nacional de Florestas (Conaf), pertencente ao velho Estado chileno. As três unidades contabilizavam, juntas, 33 mil hectares.

É de conhecimento popular que os “parques de reservas nacionais” são apenas uma forma do velho Estado de despejar os povos originários de suas terras para depois entregá-las aos monopólios imperialistas.

Por meio de vídeo gravado em um dos setores, os Mapuche afirmam que eles estão dispostos a “repelir todos os atos violentos por parte do Estado para salvaguardar seus peñis [irmãos na língua Mapudungun]” e que “tudo que acontecer nos próximos dias será culpa da Conaf e do Estado chileno”.

A mobilização dos povos originários se dá diante da ameaça da Conaf a invadir as terras indígenas com força policial e militar. Além disso, afirmam que “a Conaf se dedica a práticas extrativistas e lucra com a destruição de todas as formas de vida em nosso Wallmapu (Terra em Mapudungun)”.

Eles denunciam que a Empresa Nacional de Florestas (Conaf) tomou as terras dos povos originários e os indígenas tentam há meses superar e transformar a situação.

Veja aqui o vídeo completo:

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: