Chile: Pescadores artesanais levantam barricadas pela regulação da pesca

Chile: Pescadores artesanais levantam barricadas pela regulação da pesca

Print Friendly, PDF & Email

Fonte: RBB

com informações do periódico El Pueblo

Na tarde de 09 de janeiro, pescadores artesanais montaram barricadas em chamas e bloquearam a entrada do porto de San Vicente, Talcahuano, na região chamada Bío Bío.

O bloqueio que se manteve firme até o dia 10/01 é parte da mobilização dos pescadores pela aprovação do projeto de lei que regulariza a captura do choco, moluscos marinhos semelhantes a lulas muito comercializados na região.

Relatos afirmam que durante o protesto, os manifestantes deslocaram alguns carros de trabalhadores das proximidades dos pontos dos bloqueios para que eles não fossem afetados pelo calor e fumaça.

A regulação da pesca do molusco favorece a preservação do recurso natural contra a atividade predatória das indústrias pesqueiras, garantindo a manutenção da principal fonte de renda dos pescadores artesanais locais.

O projeto de lei que tem por objetivo de regulamentar a pesca do molusco pode ser promulgado após a ratificação dada pela Câmara dos Deputados às mudanças propostas pelo Senado. Porém, industriais do setor pesqueiro são contra o projeto e reivindicam a suspensão do mesmo.

A pesca do choco é uma das principais atividades econômicas da região, onde se localiza um dos principais portos do Chile.

Foto: Carlos Avendaño / RBB

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: