Cinedebate ‘O golpe militar e a questão agrária’ ocorrerá em SP

Cinedebate ‘O golpe militar e a questão agrária’ ocorrerá em SP

Print Friendly, PDF & Email

Na próxima segunda-feira, 14 de janeiro, acontecerá, na sede do Comitê de Apoio do AND, em São Paulo, importante cine-debate, que debaterá a relação entre a questão agrária e o golpe militar de 1964.

Serão exibidos os filmes:

Brasil: A terra Conturbada: Documentário raro recentemente divulgado em português, realizado pela emissora ianque ABC, no pré-1964, com apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos. O documentário que tinha a finalidade de criar na opinião pública do Estados Unidos medo de levantes camponeses no Brasil (como ocorrera em Cuba e na China), acaba por retratar a organização das Ligas Camponesas, dirigidas por Francisco Julião, revelando a estreita vinculação entre os interesses propagandísticos dos Norte-Americanos e dos latifundiários que sustentaram o golpe militar de 1964.

Memórias Clandestinas: Documentário sobre a revolucionária Alexina Crespo, companheira de Francisco Julião, principal dirigente das Ligas Camponesas, e sua atuação na organização das Ligas, movimento social agrário que lutou pela posse da terra e o fim da exploração do trabalhador rural entre 1950 e 1964. Alexina e seus quatro filhos falam das lutas ocorridas desde o seu casamento com Francisco Julião, passando pela organização das ligas, a guerrilha, o golpe e o exílio, um trabalho que ficou no silêncio e na clandestinidade.

O Cine-debate será às 18:45, na segunda-feira 14 de janeiro, na sede do Comitê de Apoio do AND em São Paulo, na Rua Silveira Martins, 133, conjunto 22 Sé e será aberto ao público.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: