Coasa, Brumadinho: ‘Vale assassina e terrorista! Organizar o apoio e solidariedade aos atingidos pelos crimes da Vale’

Coasa, Brumadinho: ‘Vale assassina e terrorista! Organizar o apoio e solidariedade aos atingidos pelos crimes da Vale’

Print Friendly, PDF & Email

Reproduzimos panfleto e cartaz emitido pelo Comitê de Apoio e Solidariedade aos Atingidos pelos Crimes da Vale (Coasa, Brumadinho).

Leia na íntegra a seguir e baixe o arquivo pdf do cartaz e do panfleto.


Vale assassina e terrorista!

Organizar o apoio e solidariedade aos atingidos pelos crimes da Vale

✔ A Vale é assassina. A Vale sempre soube dos riscos de rompimento das barragens e nada fez para impedir as centenas de mortes em Brumadinho e Bento Rodrigues/Mariana. Por isso mesmo é crime hediondo e premeditado. Além do risco de rompimento das barragens em Minas Gerais, Pará e em várias partes do Brasil seus trens de carregamento de minério deixam mortos e mutilados por onde passam diariamente.

✔ A Vale é terrorista. A população de várias cidades com barragens de rejeitos da Vale vive diariamente o terror promovido pela mineradora, que, sem nenhuma intenção de desativar as barragens de rejeitos, aciona sirenes no meio da madrugada, expulsa os moradores de suas casas, desestrutura completamente a vida do povo e não dá nenhuma assistência digna.

✔ As barragens de rejeitos e toda a atividade mineradora predatória são bombas montadas e crimes premeditados, anunciados e continuados contra nosso povo e nação. Não só o seu rompimento, mas sua existência mesma, são verdadeiros atentados e ações terroristas contra nosso povo e o meio natural.

✔ A Vale destrói o meio natural de nossa nação. O rompimento das barragens em Bento Rodrigues/Mariana e Brumadinho em Minas Gerais trouxeram além de centenas de mortes, perdas irreparáveis para a população e o meio natural. A Vale destruiu nossos rios e a economia de milhares de famílias camponesas, indígenas e quilombolas. Centenas de quilômetros da bacia do Rio Doce e Rio Paraopeba, afluente do Rio São Francisco, estão condenadas pelos rejeitos, levando milhares de camponeses, pescadores, ribeirinhos, indígenas e quilombolas à falência total, sem meios para trabalharem e produzirem.

✔ A Vale é chantagista. A vale chantageia a população dizendo que sua presença é garantia de emprego e desenvolvimento quando, na verdade, sua atividade predatória impede o desenvolvimento industrial e nacional do povo brasileiro.

✔ A Vale atua como feudo. Onde desenvolve sua atividade exploratória, controla a vida das pessoas, manda nos prefeitos, vereadores, forças policiais e impõe seu poder em todos os aspectos da vida das populações locais.

✔ A Vale faz perseguição política. A Vale persegue aqueles que lutam contra a sua exploração utilizando, além das leis que garantem sua impunidade, verdadeiros bandos armados para intimidar a população das regiões de mineração.

✔ A Vale é um monopólio, explora as riquezas de nossa nação em benefício exclusivo do capital estrangeiro. A Vale, que foi uma empresa estatal criada no ano de 1942, sempre serviu ao capital estrangeiro e na época de FHC foi vendida a preço de banana. Devasta nosso país, suga o sangue e o suor do povo trabalhador, extraindo toneladas de nossas riquezas naturais diariamente para garantir seus superlucros que são todos levados para fora do Brasil, deixando pobreza para o nosso povo e rastros de destruição, impedindo o desenvolvimento industrial e nacional de nosso país.

✔ A Vale é corrupta. Para garantir seus negócios a Vale utiliza amplamente seu poderio econômico e corrupção ditando leis aos órgãos do poder do Estado, no judiciário, executivo e legislativo, garantindo sua livre atuação no território brasileiro com impunidade descarada.

✔A Vale quer se manter impune e vencer os atingidos pelo cansaço, quer que os atingidos e todo o povo brasileiro esqueçam seus crimes. Centenas de famílias que perderam tudo com o rompimento das barragens seguem sem reparação. A Vale quer derrotar os atingidos pelo cansaço para que desistam de processos contra a mineradora. Com suas propostas de acordo, que seguirão por anos na justiça, querem dar um cala boca nos atingidos e confundir a opinião pública. Para isso contam com a propaganda mentirosa dos monopólios de comunicação.

O Comitê de Apoio e Solidariedade aos atingidos pelos crimes da Vale se organiza para não permitir que os crimes da Vale e grandes mineradoras sejam esquecidos. Organizamos o apoio e solidariedade através de divulgação de cartazes, debates, notícias e ações concretas em favor dos atingidos. Organize você também um comitê na sua escola, bairro ou local de trabalho.

Abaixo o roubo de nossas riquezas!

Nacionalização e industrialização dos recursos naturais!

Prisão para toda a diretoria da Vale e seus cúmplices nos governos!

Pelo fim imediato de todas barragens de rejeitos!

Justiça para os assassinados, mutilados, familiares e atingidos pela Vale/BHP Billiton/Samarco em Mariana e Brumadinho!

Contato: [email protected]

Comitê de Apoio e Solidariedade aos atingidos pelos crimes da Vale

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: