No dia 4 de agosto, dia em que uma comunidade camponesa de Cajibío, Cauca (Colômbia) realizava o enterro do jovem Huver de 23 anos, dois dias após ele ter sido assassinado pela polícia, os camponeses, cansados da repressão do velho Estado e lutando pelo seu sagrado direito à terra, incendiaram a prefeitura de Cajibío e atacaram a delegacia de polícia.
No dia 02/08, o jovem camponês Huver Samir Camayo foi morto pela polícia no município, quando passava pela área onde a polícia tentava despejar famílias de camponeses que lutavam pela recuperação das terras do latifúndio de El Retiro. Apesar de legalmente pertencer à multinacional Smurfit Kappa Cartón de Colombia, os camponeses denunciam que as terras foram monopolizadas às custas do deslocamento de indígenas e camponeses.
Os camponeses indígenas, afro e mestiços de Cajibío, Cauca, exigem há anos o cumprimento da “Reforma Rural Integral” prevista no farsante Acordo de Paz. Diante do escárnio total dos acordos por parte do velho Estado, os camponeses decidiram agir contundentemente para fazer valer seu direito à terra e começaram a tomada da fazenda.
A multinacional Smurfit Kappa Cartón de Colombia é a empresa que é dona de maior quantidade de hectares de terra no país, monopolizando cerca de 70 mil hectares. Foi protegendo esse monopólio imperialista que a polícia disparou os tiros de fuzil que assassinaram Huver.
Vale ressaltar que, nessa luta pela terra, unem-se os setores mestiços, indígenas e camponeses afrodescendentes, comunidades que historicamente o Estado colombiano tem tentado dividir, especialmente em Cauca. Nessa área, tem sido frequente a tática de prometer terras aos camponeses afrodescendentes onde os indígenas estão reivindicando, e vice-versa. Tudo isso para dividir os camponeses e conter a luta pela terra. “Por isso, vale destacar que o povo encontrou mais uma vez o caminho da união na luta, entendendo que as comunidades camponesas pobres, sejam afro, indígenas ou mestiças, devem se unir contra o Estado, os latifundiários e as multinacionais” afirma o portal revolucionário de notícias colombiano, o El Comunero.
Jovem camponês Huver Samir Camayo. Foto: Reprodução/ El Comunero Prensa Popular
Jovem camponês Huver Samir Camayo assassinado pela polícia. Foto: Reprodução/ El Comunero Prensa Popular
Prefeitura de Cajibío incendiada por camponeses. Foto: Reprodução/ El Comunero Prensa Popular