Colômbia: Protesto combativo denúncia imperialismo ianque e sua polícia genocida

Colômbia: Protesto combativo denúncia imperialismo ianque e sua polícia genocida

Manifestantes marcham pela capital da Colômbia, na cidade de Bogotá, denunciando o imperialismo ianque. Na faixa: Fora Ianques da Colômbia! Viva a luta popular no USA!

No dia 3 de junho, mais de 150 trabalhadores e jovens, além de organizações populares e sindicatos, se reuniram em frente à embaixada do USA em Bogotá, capital da Colômbia. O protesto visava rechaçar a presença de tropas ianques na Colômbia, assim como demarcar posição contra a brutalidade policial na Colômbia e no USA, repudiando os assassinatos do colombiano Anderson Arbodela e o estadunidense George Floyd.

Mesmo com forte presença policial, os manifestantes bloquearam duas faixas na avenida 26 por cerca de duas horas. Estudantes presentes na manifestação fizeram discursos e queimaram uma bandeira do USA, em rechaço ao imperialismo ianque. Também, palavras de ordem foram entoadas, como: Sem justiça, Sem paz! e Abaixo a brutalidade policial!

Sindicatos e trabalhadores de transporte público também denunciaram a precarização do trabalho da qual são vítimas, além de se somarem à luta anti-imperialista. Organizações de mulheres, jovens de bairros populares e outras organizações sociais, além de alguns cidadãos estadunidenses também participaram do protesto.

Bandeira ianque sendo queimada por manifestantes

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: