Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino denuncia censura sionista contra o canal A Nova Democracia perpetrada pelo YouTube

Foto: Reprodução

Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino denuncia censura sionista contra o canal A Nova Democracia perpetrada pelo YouTube

O Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino, organização que promove a luta pelos direitos do povo palestino no estado de Minas Gerais (MG), demonstrou recentemente solidariedade ao jornal A Nova Democracia e denunciou a censura sionista sofrida por esta tribuna.

Em recente postagem no Instagram, o CMSPP disse: “A empresa Google, proprietária da plataforma de vídeos YouTube resolveu, em moldes fascistas, encerrar no dia 15 de janeiro de 2025 a conta do Jornal A Nova Democracia, imprensa que garante a voz popular e as vozes de solidariedade à Palestina. Duas consequências graves, denunciadas pela AND – censura às posições políticas de um jornal anti-imperialista e, fato gravíssimo: tal banimento impede o jornal de acessar e salvar mais de 15 anos de seu acervo audiovisual hospedado na plataforma, que inclui coberturas exclusivas de chacinas policiais, remoções forçadas e resistências populares.”

O texto prossegue ressaltando a importância do jornalismo independente: “AND é a imprensa que com coragem e a ousadia de quem está ao lado do povo trabalhador, tem divulgado as informações tal como elas acontecem, sobre a Resistência e o Genocídio do Povo da Palestina. Exatamente por isto, tem sido uma fonte importante para todas as pessoas que tem se assumido na luta em solidariedade ao Povo Palestino. E, exatamente por isto, a Plataforma assumiu esta violência.”


Por fim, conclui: “Nós, do Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino, não podemos nos calar diante desta violenta censura, pois apaga toda a história deste jornal, e impede sua continuidade. Não podemos deixar de mostrar nossa indignação e denunciar esta arbitrariedade do YouTube. E fortalecemos a luta da AND para recuperação de seu acervo histórico e o retorno de seus canais de informação das mídias sociais”

O Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino é uma organização que promove arduamente a luta de libertação da Palestina, realizando atividades diversas que denunciam os crimes de Israel e a invasão das terras palestinas, como também exige o rompimento total das relações diplomáticas e comerciais entre o Brasil e o estado sionista de Israel.

CMSPP se soma a muitas outras entidades palestinas e anti-imperialistas, órgãos de imprensa democráticos e revolucionários no País ou no estrangeiro, personalidades e proeminentes figuras democráticas, que se solidarizam com o AND.

Entenda o que ocorreu

O canal do jornal A Nova Democracia, que realizava diariamente o Plantão Palestina, foi acusado de “publicar no Youtube conteúdo que apoie, promova ou ajude organizações criminosas ou extremistas violentas”.

O AND, em matéria publicada denunciando a censura de seu canal, afirmou sobre o ocorrido: “Para a Redação de AND, só é possível supôr que o Youtube considere a histórica cobertura de nossa tribuna sobre a guerra camponesa revolucionária travada nos rincões do Brasil, na qual os camponeses, indígenas e quilombolas enfrentam com audácia os crimes dos bandos paramilitares do latifúndio (como na cobertura da luta camponesa nos Acampamentos Manoel Ribeiro e Tiago Campin dos Santos, em 2021 e 2022, ou da luta dos Guarani-Kaiowá em Douradina, em 2024) como uma violação das diretrizes reacionárias; ou, da mesma forma, que a plataforma considere como violação das diretrizes sionistas a cobertura, por AND, da guerra de libertação nacional do povo palestino, cobertura que sempre contou com a transmissão de vídeos da Resistência Nacional Palestina, em que os guerrilheiros árabes varrem a ocupação sionista de seus territórios com ousadas ações militares.”.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: