Companheiro José Pimenta, presente na luta!

Companheiro José Pimenta, presente na luta!

Print Friendly, PDF & Email

Faleceu na última sexta-feira, 19 de outubro, o companheiro José Sales Pimenta, presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) e destacado defensor do direito do povo de lutar pelos seus direitos.

Pimenta também teve intensa atuação política desde o movimento estudantil, ao fim da década de 1970, quando participou da reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE). Desde então sempre participou das lutas do povo pobre no campo e na cidade.

Durante sua atuação no Cebraspo, ampliou a solidariedade aos movimentos revolucionários e de libertação nacional no exterior, denunciou ataques ao movimento camponês e ao povo pobre das favelas das grandes cidades, organizou missões internacionais de investigação de massacre no campo. Se empenhou especialmente na constituição da Associação Brasileira dos Advogados do Povo (Abrapo).

Zé Pimenta foi também um entusiasta da imprensa popular e democrática e importante apoiador do jornal A Nova Democracia, divulgando o jornal, sugerindo pautas, indicando fontes, vendendo assinaturas, debatendo e criticando construtivamente o nosso trabalho.

O companheiro faleceu em sua cidade natal, Juiz de Fora  MG, onde também foi velado, no dia 20 de outubro. Foi homenageado com uma emocionante e combativa cerimônia realizada por sua família, companheiros de luta e amigos.

Foto: Vito Ribeiro

Ao centro da mesa José Pimenta mediando o debate político em defesa dos 23 ativistas. Foto: Anderson Freitas

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: