Conselheiros da ABI denunciam ataque ao Jornal AND

Conselheiros da ABI denunciam ataque ao Jornal AND

Edifício da sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), localizado no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução

Cid Benjamin, jornalista e vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Luiz Carlos Taveira, jornalista e conselheiro da entidade declararam solidariedade ao jornal A Nova Democracia.

Através de uma publicação em rede social intitulada “Jornal independente é alvo de tentativa de intimidação”, o vice-presidente da ABI afirmou: “Colaboradores do jornal ‘A Nova Democracia’ notificaram a ABI que estão sendo alvo de vigilância há vários dias e têm sido seguidos, fotografados e filmados nas ruas por pessoas não identificadas. Os jornalistas não sabem se tais ações são feitas por policiais ou por milicianos. A ABI sugeriu que a polícia fosse notificada e se pôs à disposição dos jornalistas para as providências necessárias”.

Durante a entrevista ao canal Letras & Livros, o paraense conselheiro da ABI, Luiz Taveira denunciou também as intimidações, campanas e seguimentos contra os membros da Redação. 

Conselheiro da ABI, Luiz Taveira declara apoio ao AND. Foto: Reprodução

Trouxe à memória fatos semelhantes ocorridos em meados dos anos de 1980  durante o regime militar de 64, ele afirma que esta “é uma situação muito parecida com aquela quando queriam intimidar o Jornal Resistência em Belém, em 79, 80, que chegamos a fotografar os agentes do DOPS e outros ‘secretas’ do regime, e está muito parecido com aquilo”.

Membros do Jornal Jornal Resistência, no Pará realizam protesto em meados dos anos de 1980, durante o regime militar de 64. Foto: Reprodução

Durante a entrevista, trajado com o boné do jornal como símbolo de apoio, o conselheiro afirmou que apesar da situação periclitante, que acontece também contra camponeses no que cerne a intimidação, “os caras foram fotografados” e a denúncia foi realizada, afirmou ainda que a ABI já se prontificou a atuar no apoio ao jornal AND.

Assista o vídeo: 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: