Edifício da sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), localizado no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução
Cid Benjamin, jornalista e vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Luiz Carlos Taveira, jornalista e conselheiro da entidade declararam solidariedade ao jornal A Nova Democracia.
Através de uma publicação em rede social intitulada “Jornal independente é alvo de tentativa de intimidação”, o vice-presidente da ABI afirmou: “Colaboradores do jornal ‘A Nova Democracia’ notificaram a ABI que estão sendo alvo de vigilância há vários dias e têm sido seguidos, fotografados e filmados nas ruas por pessoas não identificadas. Os jornalistas não sabem se tais ações são feitas por policiais ou por milicianos. A ABI sugeriu que a polícia fosse notificada e se pôs à disposição dos jornalistas para as providências necessárias”.
Durante a entrevista ao canal Letras & Livros, o paraense conselheiro da ABI, Luiz Taveira denunciou também as intimidações, campanas e seguimentos contra os membros da Redação.
Conselheiro da ABI, Luiz Taveira declara apoio ao AND. Foto: Reprodução
Trouxe à memória fatos semelhantes ocorridos em meados dos anos de 1980 durante o regime militar de 64, ele afirma que esta “é uma situação muito parecida com aquela quando queriam intimidar o Jornal Resistência em Belém, em 79, 80, que chegamos a fotografar os agentes do DOPS e outros ‘secretas’ do regime, e está muito parecido com aquilo”.
Membros do Jornal Jornal Resistência, no Pará realizam protesto em meados dos anos de 1980, durante o regime militar de 64. Foto: Reprodução
Durante a entrevista, trajado com o boné do jornal como símbolo de apoio, o conselheiro afirmou que apesar da situação periclitante, que acontece também contra camponeses no que cerne a intimidação, “os caras foram fotografados” e a denúncia foi realizada, afirmou ainda que a ABI já se prontificou a atuar no apoio ao jornal AND.