‘Só faltará água para quem não tem caixa’: Sanepar e governo mantêm povo sem água em Ponta Grossa

Moradores foram obrigados a recorrer a uma bica com água imprópria para consumo. Cidade sofre com falta de água frequente há mais de um mês.
Bica usada por moradores durante o mês de março para coleta de água. fonte RPC

‘Só faltará água para quem não tem caixa’: Sanepar e governo mantêm povo sem água em Ponta Grossa

Moradores foram obrigados a recorrer a uma bica com água imprópria para consumo. Cidade sofre com falta de água frequente há mais de um mês.

Os problemas do abastecimento de água perduram em Ponta Grossa, quarta cidade mais populosa do Paraná, no mês de abril. Dois meses depois do início do problema, o povo de Ponta Grossa ainda precisa abastecer galões partir de uma bica imprópria para consumo.

PR: Problemas de abastecimento de água perduram há mais de um mês em Ponta Grossa – A Nova Democracia
A quarta maior cidade do Paraná sofre com fechamentos de comércio e suspensão de expedientes devido à falta de água desde 13 de fevereiro. Governador culpa população.
anovademocracia.com.br

Apesar da revolta popular com o problema, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) disse que fará uma nova paralisação do serviço de fornecimento em abril. Tentando melhorar sua imagem, a empresa chegou ao cúmulo de dizer que “só ficará sem água quem não tem caixa d’água”.

A violação de um direito tão básico do povo começou no dia 13 de fevereiro, quando a Sanepar interrompeu o fornecimento do serviço sob a alegação de que não estava conseguindo fazer o tratamento em tempo hábil. A desculpa esfarrapada, segundo a empresa, era o aumento do consumo da população em meio à onda de calor. Diversos bairros, em especial periféricos, ficaram total ou parcialmente secos até o final do mês de março.

O religamento do serviço foi programado para o dia 20 de março, mas vários bairros alegaram ter continuado desabastecidos até o dia 25/03. Dessa vez, a justificativa da Sanepar foi a realização de obras para aumentar o fornecimento. O governador bolsonarista do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), disse estar ciente do problema, mas deu razão à empresa. Simulando uma imagem de quem passa por falta d’água constantemente, apesar da condição abastada e da moradia em bairro nobríssimo, Ratinho disse ainda que “a gente sabe que é muito difícil ficar horas sem água, imagine dias”.

Em abril, a empresa anunciou que precisaria iniciar uma nova etapa das obras que paralisaria uma das fontes de captação, o que implicaria “baixa pressão ou falta de água temporária” dos dias 04/04 até 07/04. Também no dia 04/04, a empresa disse que a água de uma bica que foi usada por moradores da cidade durante todo o mês de março para atividades essenciais é “imprópria para o consumo”.

Textos Marxistas-Leninista-Maoístas sobre a questão da mulher
Apresentação: O presente livro da editoria Seara Vermelha reúne textos sobre a questão da mulher produzidos por Karl Marx, Friedrich Engels, August Bebel, V….
lojadoand.com.br
Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: