Foto: Comitê de Apoio ao AND – Distrito Federal
Aconteceu, no dia 9 de outubro de 2019, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB), a palestra Violações de Direitos Humanos na Palestina. A atividade foi organizada pelo Ibraspal (Instituto Brasil Palestina) e contou com a presença do Dr. Ramy Abdu, presidente do Observatório Euro-Mediterrâneo de Direitos Humanos.
Em suas falas, os palestrantes trouxeram uma série de denúncias sobre a atual situação de opressão sofrida pelo povo palestino, seja da Faixa de Gaza ou na Cisjordânia; destacou-se a afirmação de que o Estado de Israel se utiliza de artifícios “legais” para promover o encarceramento massivo de jovens palestinos, enquanto favorece a expulsão desses de suas terras em favorecimento da criação de assentamentos de colonos israelenses nas áreas ocupadas da Cisjordânia e arredores da Faixa de Gaza.
No final da atividade, quando a mesa abriu espaço para que os presentes fizessem perguntas ou observações, uma integrante do Comitê de Apoio ao Jornal A Nova Democracia fez uso da palavra e apresentou aos presentes o jornal e sua linha de ação em favor da divulgação das lutas do povo trabalhador do Brasil – em especial a luta pela terra –, bem como o acompanhamento que o AND realiza das lutas de resistência do povo palestino contra a repressão sionista. Foi montada uma pequena banca para expor a nova edição e também foram distribuídas aos presentes algumas edições antigas do AND.