DF: Manifestantes enfrentam seguranças e entram em shopping durante protesto contra a escala 6×1

No panfleto unificado do ato, afirma-se a necessidade da redução da jornada de trabalho sem a redução do salário, pauta histórica da classe operária
Foto: Banco de Dados AND

DF: Manifestantes enfrentam seguranças e entram em shopping durante protesto contra a escala 6×1

No panfleto unificado do ato, afirma-se a necessidade da redução da jornada de trabalho sem a redução do salário, pauta histórica da classe operária

No último domingo (16/2), mais de 50 ativistas realizaram uma manifestação em Brasília contra a escala 6×1. A manifestação se iniciou na Rodoviária do Plano Piloto, região central de Brasília, e posteriormente os manifestantes seguiram para dentro do shopping Conjunto Nacional. Os seguranças privados do shopping tentaram barrar a entrada dos manifestantes, mas falharam. Dentro do shopping, o protesto foi muito bem recebido pelos trabalhadores das lojas e transeuntes.

No panfleto unificado do ato, afirma-se a necessidade da redução da jornada de trabalho sem a redução do salário, pauta histórica da classe operária. Citam como, segundo o DIEESE, “a redução da jornada de 44 para 40 horas semanais pode gerar milhões de empregos”. Afirmam ainda que “a vitória virá da luta nas ruas, nos locais de trabalho e na construção de uma mobilização nacional massiva”.

Foto: Banco de Dados AND.

O ato atravessou a rodoviária com palavras de ordem de “A nossa luta unificou, é estudante junto com trabalhador”; “Congresso, que hipocrisia: apoia a escala e tira folga quatro dias”, dentre outros, enquanto distribuíam panfletos aos trabalhadores. Carregavam ainda faixas como “Contra a escala 6×1, Greve Geral de Resistência Nacional” e “Pelo fim da escala 6×1, abaixo os cortes do governo federal”.

Seguidamente, os manifestantes se dirigiram ao shopping Conjunto Nacional, onde os seguranças fizeram uma barreira na tentativa de impedir os ativistas de passarem. A barreira foi logo quebrada pelos manifestantes, que avançaram para dentro do shopping. Adentrando o estabelecimento, os ativistas seguiram com seus gritos e panfletando para transeuntes e lojistas, que, em sua maioria, apoiaram efusivamente a ação.

Depois de atravessar o shopping, os manifestantes saíram em bloco em direção ao Conic Brasília, onde encerraram o ato. Em vídeo publicado no Instagram pelo Coletivo de Base – Honestino Guimarães (CB-HG), podemos ver todo o percurso feito pelos manifestantes, além do momento em que estes furaram a barreira de seguranças do shopping. No post, o coletivo declara ainda que “não será pelo congresso de oportunistas e reacionários que os direitos do povo serão conquistados. O mesmo congresso que, ano após ano, seja no governo da direita ou da falsa esquerda, aprova medidas antipovo, negando ou atacando os direitos democráticos das massas brasileiras”.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: