Moradores protestam na BR-040 contra ação de despejo promovido pelo governo do Distrito Federal. Foto: Reprodução.
No dia 5 de outubro, dezenas de moradores vítimas de um despejo promovido pelo governo do Distrito Federal (DF) fecharam a BR-040 para protestar contra a injusta agressão. O despejo feito pela Polícia Militar (PM) atingiu as famílias que lutavam por moradia. Durante a ação, a PM lançou bombas de lacrimogêneo e balas de borracha contra as massas.
Os trabalhadores usaram pneus, galhos de árvore e pedaços de madeira para montarem as barricadas a fim de fechar a via. Eles ainda puseram fogo nos materiais. O bloqueio foi feito próximo ao viaduto do Catetinho. As balas de borracha disparadas pela PM contra os trabalhadores presentes na manifestação, no ato estavam dezenas de crianças, demonstraram a violência covarde das forças repressivas.
Com megafones e faixas, os moradores exigiram o fim das derrubadas e afirmaram que o local alvo da demolição não era uma invasão.
Em uma das faixas podia-se ler a seguinte frase: “Não somos invasores. O Quinhão 23 é área particular”.
PMs invadem e destroem casas de moradores em Brasília. Foto: Banco de Dados AND
Mesmo vivendo há anos no local denominado quadras 403 e 404, em Santa Maria, Brasília, as famílias tiveram suas casas e pertences destruídos arbitrariamente e conforme denunciam, sem aviso prévio, no dia 04/10.
A operação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal com apoio da PM, que como de práxis agiu de forma extremamente truculenta. Logo após a ação de despejo, moradores revoltados colocaram fogo em pneus na porta da administração regional de Santa Maria.
As famílias desalojadas exigem agora uma providência do governo do Distrito Federal para que possam ter onde morar.
No dia 5 de outubro, dezenas de moradores vítimas de um despejo promovido pelo governo do Distrito Federal (DF) fecharam a BR-040 para protestar contra a injusta agressão. O despejo feito pela Polícia Militar (PM) atingiu as famílias que lutavam por moradia. pic.twitter.com/D3QvOtVNxF
— A Nova Democracia (@jornaland) October 7, 2021
Mesmo vivendo há anos no local denominado quadras 403 e 404, em Santa Maria, Brasília, as famílias tiveram suas casas e pertences destruídos arbitrariamente e conforme denunciam, sem aviso prévio, no dia 04/10. pic.twitter.com/dSzp7M9hld
— A Nova Democracia (@jornaland) October 7, 2021