Documentáro “Armanda” no Museu da República

Documentáro “Armanda” no Museu da República

Print Friendly, PDF & Email

Quinta-feira, 24/10, às 18h, O Cineclube Cinema e História Silvio Tendler exibe o documentário Armanda, dirigido por Liliane Leroux e Rodrigo Dutra, na Sala Multimídia do Museu da República, no Rio. “O filme de 2017 conta a história de Armanda Álvaro Alberto, uma das precursoras do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova – proposta de renovar a escola tradicional com a aplicação da verdadeira função social da escola: a educação pública, a escola única, a laicidade, a gratuidade e obrigatoriedade da educação. Armanda fundou a União Feminina do Brasil na década de 30 e acabou sendo presa pelo governo Vargas. Influenciada pelas ideias de Montessori, criou em Duque de Caxias (RJ) a Escola Regional de Meriti, sendo o primeiro colégio brasileiro a servir alimentação para os estudantes”, apresentam os organizadores.

O endereço é: Rua do Catete, 153, Catete, Rio de Janeiro/RJ. Entrada gratuita.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: