Duo Alberto Pacheco e Nicolas de Souza Barros no “Concerto MEC Ao Vivo”

Duo Alberto Pacheco e Nicolas de Souza Barros no “Concerto MEC Ao Vivo”

Segunda-feira, 09/09, às 12h, o tenor Alberto Pacheco e o violonista Nicolas de Souza Barros, em duo, lançam seu CD, Morena, Morena! Canções da Belle Époque Brasileira, no Concerto MEC Ao Vivo, no Teatro Dulcina, no Rio. “Neste recital, o Duo  apresenta um recorte das canções dos cinco compositores contemplados na gravação: Luciano Gallet, João Gomes de Araújo, Luisa Leonardo, Francisco Braga e Chiquinha Gonzaga. Mas também será realizada a primeira audição moderna da modinha (em versão para  cordofone e voz) Batendo a Linda Plumagem, de Gabriel F. da Trindade, além da modinha Estas Lágrimas Sentidas, de Pe. José Maurício Nunes Garcia, ambas descobertas por Alberto Pacheco no início de 2019. Estas obras foram arranjadas para viola francesa (o precursor do violão moderno) pelo músico italiano  Bartolomeo Bortolazzi (1772-1846), radicado no Rio de Janeiro a partir de 1809. Essas canções fazem parte de uma coleção de modinhas guardada em arquivo europeu e que permanecia desconhecida no Brasil”, apresentam os organizadores.

O endereço é: rua Alcindo Guanabara, 17, Cinelândia, Rio de Janeiro/RJ. Entrada gratuita.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: