A escola virtual CISA (Cultura Indígena em Sala de Aula), invertendo a situação habitual no Brasil, acaba de lançar dois livros auxiliares à educação/aprendizado de pessoas juruás (brancas, não-índias) de diversas idades.
Um é edição digital, eletrônica (e-book) e se intitula Dicionário de Conceitos sobre Povos Indígenas.
O segundo é edição impressa, obra normal em papel, dedicada ao público infantil, sob o título Aventuras na Floresta – Conhecendo a Cultura Indígena Guarani. Sua sessão de autógrafos está marcada para 20 de julho, sábado, às 17 horas, na Sociedade Recreativa União Operária (Rua Sampaio Viana 222) na cidade de Criciúma, S.Catarina.
Um juruá indianizado
O autor de ambos os textos é o indigenista e formando no ensino superior em Antropologia, Felipe Bernardo Messias, um branco que convive em aldeias de povos originários há bastante tempo.
“Os dois livros são um convite para embarcar em uma jornada de conhecimento e respeito as culturas indígenas”, diz ele. E completa: “O infantil Aventuras… ultrapassa faixas etárias e deve interessar as famílias das crianças, seus professores etc. O dicionário proporciona acesso a verbetes como história, resistência, costume, tradição e outros.”
Uma escola impensável e surpreendente
Sobre a CISA publicou AND em janeiro de 2022:“O ano de 2021 encerrou-se com uma importante conquista indígena brasileira, impensável pouco tempo atrás. Impensável e até surpreendente em meio à perseguição e aos ataques por parte do velho Estado, gerenciado pelo miliciano fascista Jair Bolsonaro e seus militares.”
“Trata-se de uma escola, de âmbito nacional e internacional, onde os professores são índios ou pessoas com fortes laços com os povos das aldeias. E os aprendizes são brancos/não-indígenas, em sua maioria.”
“A combativa e inovadora entidade escolar se chama CISA (Cultura Indígena em Sala de Aula), realizou 15 mini-cursos completos neste primeiro ano de funcionamento e deu certificados a 214 estudantes.” Agora em 2024 já somava cerca de 700 diplomados.
“Tivemos alunos (maior parte não-indígenas) de diversos estados do Brasil, e também dos EUA e Holanda”, informou Felipe, que também foi o idealizador da CISA, junto com um grupo de apoiadores índios.
Como adquirir
Os contatos com o próprio Felipe podem ser feitos pelo whatsapp (48)99118-9098 ou pelo e-mail